Celebramos neste domingo o domingo do Bom Pastor, mas o que
é um pastor? E mais ainda, bom? Vamos recordar o que fazia diariamente o pastor
de ovelhas em Israel.
Ao anoitecer os pastores traziam suas ovelhas e as colocavam
em um aprisco, e enquanto um deles passava a noite em vigília, os demais iam
dormir. Quando amanhecia, eles iam até o local onde os rebanhos estavam e um
por um chamava suas ovelhas, reconhecendo a voz de seu pastor, se dirigiam a
ele e ele as levava para pastar e beber.
O ladrão, como frisara Jesus, não entrava pela porta do
aprisco, mas pulava o muro de pedras para roubá-las. Já o pastor chegando, era
reconhecido pelo vigilante que o deixava entrar pela porta.
O Senhor é o pastor de todo o Povo de Deus, que a cada dia
nos chama em meio a tantos afazeres, tantos trabalhos e distrações para nos
conduzir, do melhor modo, à resolução de nossas tarefas e necessidades.
O QUE CARACTERIZA O PASTOR É DAR A VIDA PELAS OVELHAS!
Escutamos sua voz e o seguimos, ou o barulho dos outros
pastores são mais fortes aos nossos ouvidos e coração?
Certamente o Senhor sabe o que de verdade irá nos
satisfazer, mas confiamos n’Ele ou só lhe damos atenção quando estamos doentes
e perdidos?
Também é importante não nos deixarmos ser roubados por ideias,
ideologias que não são cristãs. Novidades e pseudo verdades que não vêm a nós
pelos caminhos naturais, mas nos surpreendem de uma hora para outra e nos tiram
a paz e o sossego.
Os chamados do Senhor são conaturais ao nosso modo de ser,
alegram o nosso coração e nos saciam.
Por tudo isso, hoje é o dia de orações pelas vocações.
Peçamos ao Pai que dê a seu rebanho pastores autênticos, formados pela escola
do Coração de Jesus, a escola do serviço, da doação radical ao bem estar do
rebanho. Que dê a seu rebanho autênticos ministros do Evangelho, fiéis
anunciadores do Reino, intrépidos defensores da justiça e da paz, repletos do
Espírito Santo e do amor incondicional a Cristo e ao próximo.
Quantos bons pastores nossa Igreja já teve: Pe. Anchieta,
Frei Galvão, Pe. Antônio Vieira, Madre Paulina, Pe. Bento Pacheco, Dom Helder
Câmara, Irmã Doroty, Dom Luciano Mendes de Almeida, Dom Aluísio Lorscheider,
...e tantos outros.
Agradeçamos ao Pastor dos Pastores e peçamos por aqueles que
nos servem na condução para a Casa do Pai.
Anunciamos com nossa vida, apesar do cansaço e das
dificuldades, nossa experiência do Senhor Ressuscitado, vencedor da morte?
Nosso Deus é Companheiro e Senhor da Vida. Basta abrirmos
nossa mente e coração e Ele se revelará. (CAS)
Texto: Pe. Cesar Augusto dos Santos
Fonte Rádio Vaticano

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.