Primeira
Leitura: At 8,26-40 Aqui temos água. O que impede que eu seja
batizado?
Naqueles dias, um anjo do Senhor falou a Filipe,
dizendo: “Prepara-te e vai para o sul, no caminho que desce de Jerusalém a
Gaza. O caminho é deserto”. Filipe levantou-se e foi. Nisso apareceu um eunuco
etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia, e administrador geral do seu
tesouro, que tinha ido em peregrinação a Jerusalém. Ele estava voltando para
casa e vinha sentado no seu carro, lendo o profeta Isaías. Então o Espírito
disse a Filipe: “Aproxima-te desse carro e acompanha-o”. Filipe correu, ouviu o
eunuco ler o profeta Isaías e perguntou: “Tu compreendes o que estás lendo?” O
eunuco respondeu: “Como posso, se ninguém me explica?”
Então convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a
ele. A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo era esta: “Ele foi
levado como ovelha ao matadouro; e qual um cordeiro diante do seu tosquiador,
ele emudeceu e não abriu a boca. Eles o humilharam e lhe negaram justiça; e
seus descendentes, quem os poderá enumerar? Pois sua vida foi arrancada da
terra”.
E o eunuco disse a Filipe: “Peço que me expliques
de quem o profeta está dizendo isso. Ele fala de si mesmo ou se refere a algum
outro?” Então Filipe começou a falar e, partindo dessa passagem da Escritura,
anunciou Jesus ao eunuco. Eles prosseguiram o caminho e chegaram a um lugar
onde havia água.
Então o eunuco disse a Filipe: “Aqui temos água. O
que impede que eu seja batizado?” O eunuco mandou parar o carro. Os dois
desceram para a água e Filipe batizou o eunuco. Quando saíram da água, o
Espírito do Senhor arrebatou a Filipe. O eunuco não o viu mais e prosseguiu sua
viagem, cheio de alegria. Filipe foi parar em Azoto. E, passando adiante,
evangelizava todas as cidades até chegar a Cesárea. - Palavra do Senhor.
Comentando a Liturgia: Não há caminho de salvação
que não passe por três etapas: escuta da Palavra anunciada pela Igreja, Batismo
e alegria da vida renovada.
Salmo:
65, 8-9.
16-17. 20 (R. 1) Aclamai o
Senhor Deus, ó terra inteira.
Nações, glorificai ao nosso Deus,
anunciai em alta voz o seu louvor! É ele quem dá vida à nossa vida, e não permite
que vacilem nossos pés.
Todos vós que a Deus temeis, vinde
escutar: vou contar-vos todo bem que ele me fez! Quando a ele o meu grito se
elevou, já havia gratidão em minha boca!
Bendito seja o Senhor Deus que me
escutou, não rejeitou minha oração e meu clamor, nem afastou longe de mim o seu
amor!
Evangelho:
Jo 6,44-51 Eu sou o pão vivo descido do céu.
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: “Ninguém
pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no
último dia. Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora,
todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. Não que
alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. Em
verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna.
Eu sou o pão da vida. Os vossos pais comeram o maná
no deserto e, no entanto, morreram. Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele
comer, nunca morrerá. Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão
viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do
mundo. - Palavra da Salvação.
Comentando o Evangelho (Padre Jaldemir Vitório / Jesuíta): É o
Pai quem tem a iniciativa na dinâmica da fé dos cristãos. No seu amor, elege o
ser humano para ser objeto de sua revelação, e o convida a aderir ao Filho
Jesus. Só vai a Jesus quem é escolhido e impelido pelo Pai. Só se entrega a
Jesus quem se deixa guiar pelo Pai. E tudo quanto o Pai realiza está em função
de guiar a humanidade para o Filho. O ato de fé no Senhor Jesus é, portanto,
indício de obediência ao ensinamento do Pai e de submissão à sua vontade.
A
incredulidade configura-se como rebeldia contra o Pai. Não se trata de mera oposição
a Jesus, numa atitude sem maiores consequências. Nem, tampouco, pode ser
considerada como uma fatalidade na vida das pessoas, numa espécie de anulação
de sua liberdade.
No
ato de fé, está implicada a liberdade humana. Instruído pelo Pai, cabe ao ser
humano acolher ou não a instrução recebida. Se a acolhe, sem dúvida será capaz
de reconhecer em Jesus o enviado do Pai. Se a rejeita, não somente se tornará
um adversário do Filho, mas também do Pai. Não é possível acolher a moção do
Pai, mas fechar-se para o Filho. Ou seja, não dá para ficar no meio do caminho.
Quem recebeu o ensinamento do Pai, necessariamente, irá a Jesus.
LEIA NA ÍNTEGRA:
Liturgia
Diária Comentada 08/05/2014 Quinta-feira 3º Semana da Páscoa
Pe
Zezinho fala sobre Nossa Senhora
Oração pelas mães
Música: Senhora e
Rainha - Pe. Zezinho
Fé e Esperança
CATÓLICOS COM JESUS: GRAÇA E PAZ
Se desejar receber nossas atualizações de uma forma mais rápida
e segura, por favor, faça sua assinatura, é
grátis.
Veja, para
efetuar o seu cadastro é facílimo; vá a nossa pagina www.catolicoscomjesus.com logo no inicio verá a foto de
propaganda, abaixo dela tem uma caixa que diz “DIGITE SEU E-MAIL”,
em seguida aparecerá outra caixa pedindo para você digitar a senha (código que
aparece na própria tela) que confirma seu pedido, depois clik em “COMPLETE SOLICITAÇÃO DE CADASTRO”.
Feito isso
abra sua caixa de e-mail você verá um e-mail enviado pela equipe do feedBurner:
Título do e-mail: FeedBurner Email Subscriptions, abra-o, no meio do texto existe um link, basta clicar
nele e o seu cadastro estará efetivado.
Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja
Católica
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.