quinta-feira, 17 de abril de 2014

Semana Santa: QUINTA-FEIRA CEIA DO SENHOR

Semana Santa: QUINTA-FEIRA: CEIA DO SENHOR

Jo 13,1-15 “Compreendeis o que acabo de fazer?”

Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus.

Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido. 

Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me lavas os pés?” Respondeu Jesus: “Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”. Disse-lhe Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés!” Mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”.

Simão Pedro disse: “Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”. Jesus respondeu: “Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos”. Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: “Nem todos estais limpos”.

Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz. - Palavra da Salvação.

Reflexão: Jesus inicia sua missão em um momento festivo, um casamento em Caná na Galiléia, na Santa Ceia sabendo que tinha chegado a hora de retornar a casa do Pai, Ele celebra com os seus a missão cumprida. Alguns dias antes em Betânia, Maria irmã de Lázaro unge os pés de Jesus como um sinal de que agora pode descansar os pés do mensageiro anunciador da paz. Jesus também unge os pés dos discípulos, preparando-os para a missão de levar a Boa Nova a todas as criaturas.

Cada vez que recebemos a Sagrada Comunhão, é o sinal de que também estamos sendo preparados para sermos missionários evangelizadores, é Jesus nos entregando a mesma missão que entregou aos seus discípulos. Será que estamos sendo fieis a essa missão?

Autoria: Ricardo e Marta Feitosa

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
www.catolicoscomjesus.com – catolicoscomjesus@gmail.com

Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós.