Liturgia Diária Comentada 28/04/2014
Segunda-feira – 2ª Semana da Páscoa
Tempo da Páscoa - 2ª Semana do Saltério
Prefácio da Pascoa - Ofício do dia
Cor: Branco - Ano Litúrgico “A” - São Mateus
Antífona: Romanos
6,9 Cristo ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte não tem mais
poder sobre ele, aleluia!
Oração do Dia: Deus eterno e todo-poderoso, a quem
ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos para
alcançarmos a herança prometida.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!
LEITURAS:
Primeira Leitura: At. 4,23-31 Quando terminaram a oração, todos ficaram
cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus
Naqueles dias, logo que foram postos em liberdade, Pedro e
João voltaram para junto dos irmãos e contaram tudo o que os sumos sacerdotes e
os anciãos haviam dito. Ao ouvirem o relato, todos eles elevaram a voz a Deus,
dizendo: “Senhor, tu criaste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles existe.
Por meio do Espírito Santo, disseste através do teu servo Davi, nosso pai: ‘por
que se enfureceram as nações, e os povos imaginaram coisas vãs?
Os reis da terra se insurgem e os príncipes conspiram unidos
contra o Senhor e contra o seu Messias’. Foi assim que aconteceu nesta cidade:
Herodes e Pôncio Pilatos uniram-se com os pagãos e os povos de Israel contra
Jesus, teu santo servo, a quem ungiste, a fim de executarem tudo o que a tua
mão e a tua vontade haviam predeterminado que sucedesse.
Agora, Senhor, olha as ameaças que fazem e concede que os
teus servos anunciem corajosamente a tua palavra. Estende a mão para que se
realizem curas, sinais e prodígios por meio do teu santo servo Jesus”. Quando
terminaram a oração, tremeu o lugar onde estavam reunidos. Todos, então,
ficaram cheios do Espírito Santo e anunciaram corajosamente a palavra de Deus. -
Palavra do Senhor.
Comentando a Liturgia: A comunidade cristã acolhe
com a oração Pedro e João postos em liberdade. Uma oração que revela a
consciência que a comunidade tem de si mesma. Encontramos aqui uma norma perene
para a Igreja: os acontecimentos da comunidade são interpretados e iluminados
pela Palavra de Deus, que é “lida circularmente” e compreendida à luz da vida e
da fé dos crentes.
Como
a comunidade primitiva, também nós devemos crer que em nossa existência e na de
nossas comunidades se repete o destino de Jesus. A prece inspirada no Salmo 2 é
modelo de toda prece cristã. Nela não se dá uma evasão do mundo em busca de um
contato com o divino, porém à luz da Palavra se lê a própria existência e se
procura força e coragem para uma vida de testemunho.
Salmo:
2, 1-3.
4-6. 7-9 (R. Cf. 12d)
Felizes hão de ser
todos aqueles que põem sua esperança no Senhor
Por que os povos agitados se revoltam?
Por que tramam as nações projetos vãos? Por que os reis de toda a terra se
reúnem e conspiram os governos todos juntos contra o Deus onipotente e o seu
Ungido? “Vamos quebrar suas correntes”, dizem eles, “e lançar longe de nós o
seu domínio!”
Ri-se deles o que mora lá nos céus;
zomba deles o Senhor onipotente. Ele, então, em sua ira os ameaça, e em seu
furor os faz tremer, quando lhes diz: “Fui eu mesmo que escolhi este meu Rei, e
em Sião, meu monte Santo, o consagrei!”
O decreto do Senhor promulgarei, foi
assim que me falou o Senhor Deus: “Tu és o meu Filho, e eu hoje te gerei! Podes
pedir-me, e em resposta eu te darei por tua herança os povos todos e as nações,
e há de ser a terra inteira o teu domínio. Com cetro férreo haverás de
dominá-los, e quebrá-los como um vaso de argila!”
Evangelho:
Jo 3,1-8 Se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no
Reino de Deus
Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus,
chamado Nicodemos, que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: “Rabi, sabemos
que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os
sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele”.
Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém
não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”. Nicodemos disse: “Como é que
alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua
mãe?”
Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém
não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. Quem nasce
da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito. Não te admires por eu
haver dito: Vós deveis nascer do alto. O vento sopra onde quer e tu podes ouvir
o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a
todo aquele que nasceu do Espírito”. -
Palavra da Salvação.
Comentando o Evangelho (Padre Jaldemir Vitório / Jesuíta): Quando
o Evangelho fala em carne e espírito, refere-se a duas dimensões do ser humano,
radicalmente opostas. Cada pessoa traz, em si, as marcas destas realidades. A
questão fundamental consiste em saber qual das duas incide mais profundamente
sobre sua existência. Ou seja, por qual delas a pessoa se deixa conduzir.
Viver
segundo a carne significa deixar-se guiar pelos sentimentos inferiores, que
tornam o indivíduo egoísta, ensimesmado, buscando apenas os seus interesses,
insensível ao sofrimento do outro, incapaz de um gesto de solidariedade. Antes,
a pessoa não tem escrúpulos de transformar o outro em objeto para a satisfação
de seus instintos e de sua maldade. Vive no pecado!
A
vida segundo o espírito, ao contrário, pauta-se pelo amor, que estabelece entre
as pessoas vínculos de comunhão e de fraternidade. É o caminho da humanização,
na medida em que a pessoa age, inspirando-se no modo de agir próprio de Deus.
Nascer do Espírito não depende só da vontade humana. É obra de Deus no coração
de quem se abre para ele.
A
ressurreição de Jesus possibilitou, à humanidade, esse nascimento pelo
Espírito. Só quem nasce do Espírito pode tomar parte no Reino de Deus, inaugurado
por Jesus. É mister nascermos de novo para nos beneficiarmos dos frutos da
ressurreição.
INTENÇÕES PARA O MÊS DE ABRIL:
Intenção Universal: Ecologia
e justiça - Para que os governantes promovam o respeito pela criação e uma
justa distribuição dos bens e dos recursos naturais.
Intenção para a Evangelização: Esperança para quem sofre - Para que o Senhor Ressuscitado encha
de esperança o coração daqueles que experimentam a dor e a doença.
TEMPO LITÚRGICO:
Tempo Pascal: Os cinquenta dias entre o Domingo da
Ressurreição e o Domingo de Pentecostes sejam celebrados com alegria e
exultação, como se fossem um só dia de festa, ou melhor, “como um grande
Domingo” (Santo Atanásio; conforme NALC 22).
Os Domingos deste
tempo sejam tidos como Domingos da Páscoa e, depois do Domingo da Ressurreição,
sejam chamados 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7º Domingos da Páscoa. Os oito primeiros
dias do Tempo Pascal formam a Oitava da Páscoa e são celebrados como
solenidades do Senhor (NALC 24). O oitavo dia é constituído pelo domingo
seguinte a Páscoa. A oitava da Páscoa tem precedência sobre quaisquer outras
celebrações.
Qualquer solenidade
que coincida com um dos domingos da Páscoa tem sua celebração antecipada para o
sábado; se, porém, ocorrer durante a oitava da Páscoa, fica transferida para o
primeiro dia livre que se seguir a oitava. As festas celebram-se segundo a data
do calendário; quando ocorrerem em domingo do Tempo Pascal, omitem-se nesse
ano.
Diz-se o Glória
durante a Oitava da Páscoa, nas solenidades e festas, já o Credo só nas
solenidades. O Círio Pascal permanece junto ao altar por todo o Tempo Pascal,
isto é, da noite de Páscoa ao Domingo de Pentecostes, e acende-se em todas as
Missas dominicais.
O Domingo de
Pentecostes encerra este tempo sagrado de cinquenta dias (NALC 23). No Brasil,
celebra-se no 7º Domingo da Páscoa e solenidade da Ascensão do Senhor.
Cor Litúrgica: BRANCO -
Simboliza a alegria cristã e o Cristo vivo. Usada nas missas de Natal, Páscoa,
etc... Nas grandes solenidades, pode ser substituída pelo amarelo ou, mais
especificamente, o dourado.
Fique com Deus e sob a
proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
www.catolicoscomjesus.com –
catolicoscomjesus@gmail.com
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica
Fonte: CNBB / Missal Cotidiano

Senhor,glorifico O Teu Santo Nome pela Tua Palavra que gera vida nova em Nós.Louvado Sejas hoje e sempre.Amém!
ResponderExcluirPaz,irmãos!
Este site é maravilhoso, feito para todos os cristãos e de real serventia e aprendizado para todos aquele que entram no mesmo para ler. Agradeço aos criadores do site catololicoscomjesus.com.
ResponderExcluir