Epístola aos
Filadélfios - Inácio de Antioquia
Saudação
Inácio, também chamado Teóforo, à Igreja de Deus Pai e do
Senhor Jesus Cristo de Filadélfia da Ásia, que encontrou misericórdia e se
fortaleceu na união que vem de Deus, cheia de imperturbável alegria na Paixão
de Nosso Senhor e plenamente convencida da Ressurreição d’Ele, em toda
misericórdia. Saúdo-a no sangue de Jesus Cristo, pois ela é minha perene e
constante alegria, sobretudo se continuarem unidos ao Bispo, aos Presbíteros e
Diáconos que estão com ele, instituídos segundo o plano de Jesus Cristo, que
por Sua própria vontade os fortaleceu no Seu Espírito Santo.
Elogio ao bispo
Sei que não foi por si mesmo, nem por meios humanos, nem
tampouco por ambição, mas na caridade de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo, que
o Bispo obteve a incumbência de estar a serviço da comunidade. Admiro, comovido
por sua bondade, que, calada, mais ressonância encontra que as invencionices
dos faladores. Harmoniza-se ele com os mandamentos, como a cítara com as
cordas. Bem por isso, minha alma lhe engrandece a mente voltada para Deus -
pois é virtuosa e perfeita - seu caráter firme e manso, tão do agrado do Deus
vivo.
Fugir da heresia
Filhos que sois da luz da verdade, fugi da cisão das más
doutrinas. Onde estiver o pastor, segui-o, quais ovelhas. Pois muitos lobos,
aparentemente dignos de fé, apanham, através dos maus prazeres, os atletas de
Deus. Se, porém, permanecerdes unidos, não acharão lugar entre vós.
Apartai-vos das ervas daninhas que Jesus Cristo não cultiva,
por não serem plantação do Pai. Não que tenha encontrado em vosso meio
discórdias, pelo contrário encontrei um povo purificado. Na verdade, os que são
propriedade de Deus e de Jesus Cristo estão com o Bispo, e todos os que se
converterem e voltarem à unidade da Igreja pertencerão também a Deus, par terem
uma vida segundo Jesus Cristo. Não vos deixeis iludir, meus irmãos. Se alguém
seguir a um cismático, não herdará o reino de Deus; se alguém se guiar por
doutrina alheia, não se conforma com a Paixão de Cristo.
Unidade na Eucaristia
Sede solícitos em tomar parte numa só Eucaristia, porquanto
uma é a carne de Nosso Senhor Jesus Cristo, um o cálice para a união com Seu
sangue; um o altar, assim como também um é o Bispo, junto com seu presbitério e
diáconos, aliás, meus colegas de serviço. E isso, para fazerdes segundo Deus o
que fizerdes.
Fugir do Judaísmo
Meus irmãos, transbordo todo de amor para convosco e em meu
júbilo procuro confortar-vos. Não eu, mas Jesus Cristo. Estando preso em Seu
Nome, temo tanto mais achar-me ainda imperfeito. No entanto, vossa prece me
aperfeiçoará para Deus, com o intuito de conseguir a herança na qual obtive
misericórdia, buscando refúgio no Evangelho, como na carne de Jesus, e nos
Apóstolos como no presbitério da Igreja. Amemos igualmente os Profetas, por
terem também eles anunciado o Evangelho, terem esperado n’Ele e O terem
aguardado. Foram salvos por Lhe terem dado fé, e, unidos a Jesus Cristo, se
tornarem santos dignos do nosso amor e admiração, aprovados pelo testemunho de
Jesus Cristo, sendo enumerados no Evangelho da comum esperança.
Se, no entanto, alguém vier com interpretações judaizantes,
não lhe deis ouvido. É melhor ouvir doutrina cristã dos lábios de um homem
circuncidado do que a judaica de um não-circuncidado. Se, porém, ambos não
falarem de Jesus Cristo, tenha-os em conta de colunas sepulcrais e mesmo de
sepulcros, sobre os quais estão escritos apenas nomes de homens. Fugi, pois,
das artimanhas e tramoias do príncipe deste século, para que não venhais a esmorecer
no amor, atribulados pela sagacidade dele. Todos vós, porém, uni-vos num só
coração indiviso. Agradeço a Deus, porque gozo de consciência tranquila a vosso
respeito e porque não há motivo de ninguém gloriar-se, nem oculta nem
publicamente, por lhe ter sido eu um peso em coisa pequena ou grande. Faço
votos que todos a quem falei assimilem minhas palavras, não, porém, em
testemunho contra si mesmos.
Investidas contra a
unidade
Alguns desejaram de fato enganar-me segundo a carne, mas o
Espírito, que é de Deus, não se deixa enganar, pois Ele sabe donde vem e para
onde vai e revela os segredos. Clamei, quando estive entre vós, e o disse alto
e bom som, na voz de Deus: “Apegai-vos ao Bispo, ao Presbitério e aos Diáconos!”
Alguns desconfiaram que eu assim falava, porque sabia da separação de diversos
deles. No entanto, é-me testemunha Aquele, por quem estou preso, que por
intermédio de homem carnal não vim, a saber, coisa alguma. O Espírito é que mo
anunciou: Nada façais sem o Bispo! Guardai vosso corpo como templo de Deus!
Amai a união! Fugi das discórdias! Tornai-vos imitadores de Jesus Cristo, como
Ele o é do Pai!
Eu por minha parte cumpri o meu dever, agindo como homem
destinado a unir. Deus não mora onde houver desunião e ira. A todos, porém, que
se converterem perdoa o Senhor, se voltarem à unidade de Deus e ao senado do
Bispo. Confio na graça de Jesus Cristo, pois Ele livrará de toda cadeia. Exorto-vos
a nada praticar em espírito de dissensão, mas sim em conformidade com os
ensinamentos de Cristo. É que ouvi alguns dizerem: “Se não o encontro nos
documentos antigos, não dou fé ao Evangelho”. Dizendo eu a eles “Está escrito”,
responderam-me: É o que se deve provar! Para mim, documentos antigos são Jesus
Cristo; para mim documentos invioláveis constituem a Sua Cruz, Sua Morte, Sua
Ressurreição, como também a Fé que nos vem d’Ele! Nisso é que desejo, por vossa
oração, ser justificado.
Originalidade do
Evangelho
Embora fossem honrados também os sacerdotes, coisa melhor,
porém, é o Sumo-sacerdote, responsável pelo santo dos santos, pois só a Ele
foram confiados os mistérios de Deus. É Ele a porta para o Pai, pela qual
entram Abraão, Isaac e Jacó, os Profetas, os Apóstolos e a Igreja. Tudo isso
leva à unidade de Deus. O Evangelho contém, porém, algo de mais sublime, a
saber, a vinda do Salvador e Senhor nosso Jesus Cristo, a Sua Paixão e
Ressurreição. A respeito d’Ele vaticinaram os queridos Profetas. O Evangelho
constitui mesmo a consumação da imortalidade. Tudo se reveste de grande
importância, se confiardes no Amor.
Recomendações Finais
Recebi notícia, que graças à oração e à participação íntima
que cultivais em Jesus Cristo, a Igreja de Antioquia na Síria recobrou a paz.
Convém, portanto, que vós, como Igreja de Deus, escolhais um diácono para
presidir uma embaixada de Deus àquela cidade, e congratular-se com eles, por
estarem unidos pelos mesmos vínculos, e glorificar o Nome. Felicito em Jesus
Cristo aquele que for achado digno deste ministério; também vós tereis a vossa
glória. Se o quiserdes, isso não vos será impossível para a glória de Deus,
pois que também as Igrejas mais vizinhas mandaram ou Bispos, ou Presbíteros e
Diáconos.
A respeito de Fílon, diácono da Cilícia, posso informar: é
homem de prestígio, que ainda agora me serve no ministério da palavra de Deus,
juntamente com Reos Agátopos, outro homem de consideração, que me acompanha
desde a Síria, com desprezo da própria vida. Também eles dão testemunho de vós.
Da mesma forma eu agradeço a Deus por vós, porque os recebestes, como o Senhor
vos recebeu. Aqueles que lhes faltaram de respeito encontrem o perdão pela
graça de Deus. Saúda-vos a caridade dos irmãos de Trôade, donde também vos
escrevo por intermédio de Burrus que, a pedido dos efésios e esmirnenses, me
acompanha, como penhor de honra. O Senhor Jesus Cristo honrá-los-á, pois, n’Ele
esperam com corpo, alma, espírito, fé, amor e concórdia. Adeus em Jesus Cristo,
esperança comum de nós todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.