Liturgia Diária Comentada 18/03/2014 Terça-feira
2ª Semana da Quaresma - 2ª Semana do Saltério
Prefácio da Quaresma - Ofício do dia do Tempo da Quaresma
Cor: Roxo - Ano Litúrgico “A” - São Mateus
Antífona:
Salmo
12,4-5 Iluminai meus olhos, Senhor, guardai-me do sono da morte. Que meu
inimigo não possa dizer: triunfei sobre ele.
Oração do Dia: Guardai,
Senhor Deus, a vossa Igreja com a vossa constante proteção e, como a fraqueza
humana desfalece sem vosso auxílio, livrai-nos constantemente do mal e
conduzi-nos pelos caminhos da salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso
Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!
LEITURAS:
Primeira
Leitura: Is 1,10.16-20 Aprendei a fazer o bem. Procurai o direito.
Ouvi a palavra do Senhor, magistrados de Sodoma, prestai
ouvidos ao ensinamento do nosso Deus, povo de Gomorra. Lavai-vos,
purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer
o mal! Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a
causa do órfão, defendei a viúva.
Vinde, debatamos - diz o Senhor. Ainda que vossos pecados
sejam como púrpura, tornar-se-ão brancos como a neve. Se forem vermelhos como o
carmesim, tornar-se-ão como lã. Se consentirdes em obedecer, comereis as coisas
boas da terra. Mas se recusardes e vos rebelardes, pela espada sereis
devorados, porque a boca do Senhor falou! - Palavra do Senhor.
Comentando a liturgia (Ricardo e Marta / Católicos com Jesus): O profeta Isaías inicia com um alerta que também se aplica a nós nos
dias de hoje, estamos nos distanciando do amor e da misericórdia de Deus,
estamos nos deixando contaminar pela luxuria e pelo apelo de um mundo que
despreza os valores e ensinamentos de Cristo.
O Tempo da Quaresma nos força a uma
parada na rotina frenética, onde muitas vezes agindo sem pensar, quase que por
instinto, não paramos para refletir que tipo de Cristão estamos sendo, se me
preocupo com o próximo ou somente com o meu bem estar, se compartilho a dor do
meu irmão ou apenas estou preocupado com a minha vida.
Culpamos a Deus pela situação em que
nos encontramos, normalmente chamamos de castigo tudo aquilo que nos fere,
quando na realidade não passa da consequência natural de nossas escolhas
erradas, de nossas ações egoístas. O profeta deixa bem claro que é necessária a
nossa abertura, que é preciso nossa participação, se não buscarmos a
reconciliação com nós mesmos, dificilmente nos reconciliaremos com Deus e com o
próximo.
Salmo:
49, 8-9.
16bc-17. 21.23 (R. 23b) A todos
que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois
sempre estão perante mim teus holocaustos; não preciso dos novilhos de tua casa
nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.
Como ousas repetir os meus preceitos e
trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e
deste as costas às palavras dos meus lábios!
Diante disso que fizeste, eu calarei? Acaso
pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo e manifesto
essas coisas aos teus olhos.
Quem me oferece um sacrifício de louvor,
este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu
mostrarei a salvação que vem de Deus'.
Evangelho:
Mt 23,1-12 Eles falam mas não praticam.
Naquele tempo, Jesus falou às multidões e aos seus
discípulos e lhes disse: Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para
interpretar a Lei de Moisés. Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles
dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. Amarram
pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão
dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo.
Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros.
Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e
põem na roupa longas franjas. Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros
lugares nas sinagogas. Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de
serem chamados de Mestre.
Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só
é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. Na terra, não chameis a ninguém de pai,
pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. Não deixeis que vos chamem de
guias, pois um só é vosso Guia, Cristo. Pelo contrário, o maior dentre vós deve
ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar
será exaltado.
- Palavra da Salvação.
Comentando o Evangelho (Padre Jaldemir Vitório / Jesuíta): Os
discípulos de Jesus foram alertados em relação ao mau exemplo dos mestres da
Lei e dos fariseus, os quais ousavam apresentar-se como modelo de piedade e de
fidelidade a Deus. Suas belas palavras não combinavam com o que faziam. Por um
lado, eram capazes de interpretar bem as Escrituras, por outro, levavam um
estilo de vida incompatível com a sua formação religiosa. Suas palavras eram
dignas de crédito; seu modo de agir, não. Resultado: suas ações desqualificavam
os seus ensinamentos.
Jesus
não podia suportar que os mestres da Lei e os fariseus fossem rigorosos como as
pessoas, ensinando-lhes uma religião severa e cheia de exigências, ao passo
que, para si mesmos, eram complacentes e permissivos. Outro mau exemplo
consistia em servir-se de sua condição para granjear reconhecimento e louvor.
Daí usarem roupas vistosas, ocuparem os lugares de destaque nas sinagogas e nos
banquetes, sentirem prazer ao serem venerados como "mestres". Desta postura
resultava uma atitude de soberba, fatal para quem pretende ser ministro de
Deus.
A
postura correta, a ser assumida pelo discípulo, consistirá em fazer-se servidor
e colocar-se, com toda humildade, à disposição de seu semelhante, sem nenhum
sentimento de superioridade. Para isso, basta seguir o bom exemplo de Jesus, no
seu testemunho de serviço generoso a todos quantos recorriam a ele.
INTENÇÕES PARA O MÊS DE MARÇO:
Geral – Direitos da mulher: Para que todas as culturas respeitem
os direitos e a dignidade da mulher.
Missionária – Jovens evangelizadores: Para que muitos jovens acolham o
convite do Senhor a consagrar a vida ao anúncio do Evangelho.
TEMPO LITÚRGICO:
Tempo da Quaresma (CNBB-DL/2011): Vai da quarta-feira de Cinzas até a
missa da Ceia do Senhor, exclusive. É o tempo para preparar a celebração da
Páscoa. “Tanto na liturgia quanto na catequese litúrgica esclareça-se melhor a
dupla índole do tempo quaresmal que, principalmente pela lembrança ou
preparação do Batismo e pela penitência, fazendo os fiéis ouvirem com mais frequência
a Palavra de Deus e entregarem-se à oração, os dispõe à celebração do mistério
pascal” (SC 109).
- Durante
este tempo, é proibido ornar o altar com flores, o toque de instrumentos
musicais só é permitido para sustentar o canto. Excetuam-se o Domingo Laetare (4º Domingo da Quaresma), bem
como as solenidades e festas.
- A cor do
tempo é roxa. No Domingo Laetare,
pode-se usar cor-de-rosa. (IGMR nº308f)
- Em todas as
Missas e Ofícios (onde se encontrar), omite-se o Aleluia.
- Nas
solenidades e festas somente, como ainda em celebrações especiais, diz-se o Te Deum e o Glória.
- As memórias
obrigatórias que ocorrem neste dia podem ser celebradas como memórias
facultativas. Não são permitidas missas votivas (devoção particular).
- Na
celebração do Matrimônio, seja dentro ou fora da Missa, deve-se sempre dar a
bênção nupcial; mas admoestem-se os esposos que se abstenham de demasia pompa.
Cor Litúrgica: ROXO - Simboliza a preparação, penitência
ou conversão. Usada nas missas da Quaresma e do Advento.
Fonte: CNBB / Missal Cotidiano

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.