Liturgia Diária Comentada 10/03/2014 – Segunda-feira
1ª Semana da Quaresma - 1ª Semana do Saltério
Prefácio da Quaresma - Ofício do dia do Tempo da Quaresma
Cor: Roxo - Ano Litúrgico “A” - São
Mateus
Antífona:
Salmo 122,2-3 Como os olhos dos servos estão voltados para as mãos de seu
Senhor, assim os nossos para o Senhor nosso Deus, até que se compadeça de nós.
Tende piedade de nós, Senhor, tende piedade de nós!
Oração do Dia: Convertei-nos, ó Deus, nosso salvador, e, para que a celebração
da Quaresma nos seja útil, iluminai-nos com a doutrina celeste. Por nosso
Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!
LEITURAS:
Primeira
Leitura: Lv 19,1-2.11-18 Julga teu próximo conforme a justiça.
O Senhor falou a Moisés, dizendo: "Fala a toda a
Comunidade dos filhos de Israel, e dize-lhes: Sede santos, porque eu, o Senhor
vosso Deus, sou santo. Não furteis, não digais mentiras, nem vos enganeis uns
aos outros. Não jureis falso por meu nome, profanando o nome do Senhor teu
Deus. Eu sou o Senhor.
Não explores o teu próximo nem pratiques extorsão contra
ele. Não retenhas contigo a diária do assalariado até o dia seguinte. Não
amaldiçoes o surdo, nem ponhas tropeço diante do cego, mas temerás o teu Deus.
Eu sou o Senhor.
Não cometas injustiças no exercício da justiça; não
favoreças o pobre nem prestigieis o poderoso. Julga teu próximo conforme a
justiça. Não sejas um maldizente entre o teu povo. Não conspires, caluniando-o,
contra a vida do teu próximo. Eu sou o Senhor.
Não tenhas no coração ódio contra teu irmão. Repreende o teu
próximo, para não te tornares culpado de pecado por causa dele. Não procures
vingança, nem guardes rancor aos teus compatriotas. Amarás o teu próximo como a
ti mesmo. “Eu sou o Senhor”.
- Palavra do Senhor.
Comentando a Liturgia: Deus é santo. Está para além
do mundo e da história, separado do mundo, incompreensível com o mundo,
incompreensível ao mundo. Interessa-se, porém, pelos homens, pelas relações dos
homens entre si, suas relações comunitárias. E por ser santo, comunica-se ao
homem por amor, por ele se interessa para arrancá-lo de sua incapacidade,
libertá-lo da escravidão de si mesmo e das coisas, levá-lo à sua
"santidade".
A lei
que Deus dá aos homens não é imposição caprichosa, é o dom de um Deus que quer
os homens semelhantes a ele, participantes de sua santidade. Pelo fato de os
cristãos haverem sido "santificados" pelo batismo não se há de crer
que não possa mais haver algum conflito entre eles, nem nos deve escandalizar a
verificação da presença de contestações e de males na Igreja.
O
fato de serem crentes, membros da mesma Igreja, não suprime as contradições
humanas, não elimina os contrastes, não resolve as contestações. A Igreja,
contudo, ajuda a viver as contradições no amo'; reúne à mesma mesa pessoas
divididas pelas ideias, ensina a recorrer à penitência quando não se é capaz de
controlar os próprios sentimentos.
Salmo:
18, 8. 9.
10. 15 (R. Jo 6,63c) Ó Senhor, vossas
palavras são espírito e vida!
A lei do Senhor Deus é perfeita,
conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes.
Os preceitos do Senhor são precisos,
alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma
luz.
É puro o temor do Senhor, imutável para
sempre. Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.
Que vos agrade o cantar dos meus lábios
e a voz da minha alma; que ela chegue até vós, ó Senhor, meu Rochedo e Redentor!
Evangelho:
Mt 25,31-46 Assentar-se-á em seu trono glorioso e
separará uns dos outros.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Quando o
Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se
assentará em seu trono glorioso. Todos os povos da terra serão reunidos diante
dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos
cabritos. E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.
Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: 'Vinde
benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou
desde a criação do mundo! Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu
estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em
casa; eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu
estava na prisão e fostes me visitar'.
Então os justos lhe perguntarão: 'Senhor, quando foi que te
vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? Quando foi
que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te
vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?' Então o
Rei lhes responderá: 'Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes
isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!'
Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda:
'Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e
para os seus anjos. Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava
com sede e não me destes de beber; eu era estrangeiro e não me recebestes em
casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não
fostes me visitar'.
E responderão também eles: 'Senhor, quando foi que te vimos
com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te
servimos?' Então o Rei lhes responderá: 'Em verdade eu vos digo, todas as vezes
que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!'
Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida
eterna- Palavra da Salvação.
Comentando o Evangelho (Padre
Jaldemir Vitório / Jesuíta): Dentre os muitos desafios
apresentados por Jesus aos seus discípulos, está o de identificá-lo com os
sofredores deste mundo. Os famintos, os sedentos, os forasteiros, os carentes,
os doentes e os encarcerados foram constituídos como mediadores do encontro com
o Senhor. Que motivos teve Jesus para constituí-los em sinal de sua presença na
história humana?
O ponto alto da encarnação de
Jesus aconteceu, exatamente, quando ele desceu ao mais profundo do sofrimento
humano. Quando, na paixão, Jesus sofreu os horrores da fome, da sede, da nudez,
do encarceramento, sem contar os ultrajes e as humilhações de seus inimigos, a
negação, a traição e o abandono de seus amigos, ele expressou, em grau
eminente, sua condição de Filho de Deus, fiel até a morte. Por isso, escolheu a
todos quantos se encontram em situação semelhante, para interpelarem os
cristãos, exigindo deles uma resposta concreta de amor. Aquilo que os cristãos
não fizeram pelo Senhor, quando padeceu as agruras da paixão, podem fazê-lo
agora, servindo ao irmão sofredor. O próprio Jesus garante que quem serve ao
sofredor está servindo a ele mesmo. O Evangelho não aponta outro caminho de
servir a Jesus, pois o Senhor quis identificar-se com quem padece o que ele
mesmo padeceu.
Confrontar-se com o irmão sofredor
é confrontar-se com o próprio Jesus que sofre e nos desafia a sermos solidários
com ele, em sua paixão.
INTENÇÕES PARA O MÊS DE MARÇO:
Geral – Direitos da mulher: Para que todas as culturas respeitem os
direitos e a dignidade da mulher.
Missionária – Jovens evangelizadores: Para que muitos jovens acolham o
convite do Senhor a consagrar a vida ao anúncio do Evangelho.
TEMPO LITÚRGICO:
Tempo da Quaresma (CNBB-DL/2011): Vai da quarta-feira de Cinzas até a
missa da Ceia do Senhor, exclusive. É o tempo para preparar a celebração da
Páscoa. “Tanto na liturgia quanto na catequese litúrgica esclareça-se melhor a
dupla índole do tempo quaresmal que, principalmente pela lembrança ou
preparação do Batismo e pela penitência, fazendo os fiéis ouvirem com mais
frequência a Palavra de Deus e entregarem-se à oração, os dispõe à celebração
do mistério pascal” (SC 109).
- Durante
este tempo, é proibido ornar o altar com flores, o toque de instrumentos
musicais só é permitido para sustentar o canto. Excetuam-se o Domingo Laetare (4º Domingo da Quaresma), bem
como as solenidades e festas.
- A cor do
tempo é roxa. No Domingo Laetare,
pode-se usar cor-de-rosa. (IGMR nº308f)
- Em todas as
Missas e Ofícios (onde se encontrar), omite-se o Aleluia.
- Nas
solenidades e festas somente, como ainda em celebrações especiais, diz-se o Te Deum e o Glória.
- As memórias
obrigatórias que ocorrem neste dia podem ser celebradas como memórias
facultativas. Não são permitidas missas votivas (devoção particular).
- Na
celebração do Matrimônio, seja dentro ou fora da Missa, deve-se sempre dar a
bênção nupcial; mas admoestem-se os esposos que se abstenham de demasia pompa.
Cor Litúrgica: ROXO - Simboliza a preparação, penitência
ou conversão. Usada nas missas da Quaresma e do Advento.
Fonte: CNBB / Missal Cotidiano

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.