sexta-feira, 28 de março de 2014

Evangelho do dia 28.03.2014 Sexta-feira Quaresma

Primeira Leitura: Os 14,2-10
Não chamaremos mais 'deuses nossos' a produtos de nossas mãos.
Assim fala o Senhor Deus: Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado. Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: ‘Livra-nos de todo o mal e aceita este bem que oferecemos; o fruto de nossos lábios. A Assíria não nos salvará; não queremos montar nossos cavalos, não chamaremos mais ‘Deuses nossos’ a produtos de nossas mãos; em ti encontrará o órfão misericórdia.

Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera. Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio e lançará raízes como plantas do Líbano. Seus ramos hão de estender-se; será seu esplendor como o da oliveira, e seu perfume como o do Líbano. Voltarão a sentar-se à minha sombra e a cultivar o trigo, e florescerão como a videira, cuja fama se iguala à do vinho do Líbano.

Que tem ainda Efraim a ver com ídolos? Sou eu que o atendo e que olho por ele. Sou como o cipreste sempre verde: de mim procede o teu fruto. Compreenda estas palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor! São retos os caminhos do Senhor e, por eles, andarão os justos, enquanto os maus ali tropeçam e caem”. - Palavra do Senhor. 

Comentando a Liturgia: A última palavra de Oséias é um ardoroso convite à conversão, em forma de prece penitencial, a que o próprio Deus responde com a promessa da salvação. O caminho do retorno a Deus começa com o sincero reconhecimento das culpas.

Através da desventura da presente situação, Israel redescobre em Deus a fonte do próprio bem e, regozijando-se pelo perdão obtido, oferece, em ação de graças o “sacrifício de louvor”; sobretudo, oferece o propósito de romper com os pecados, que afastaram de Deus: a confiança e o recurso ao amparo humano e o culto dos ídolos.

A resposta de Deus é uma promessa de bênção. Deus curará seu povo e lhe restituirá todo o seu amor e proteção.

Salmo: 80, 6c-8a. 8bc-9. 10-11ab. 14.17 (R. Cf. 11.9a)
Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!
Eis que ouço uma voz que não conheço, / Aliviei as tuas costas de seu fardo. / cestos pesados eu tirei de tuas mãos, / Na angústia a mim clamaste, e te salvei,

de uma nuvem trovejante te falei,  / e junto às águas de Meriba te provei. / Ouve, meu povo, porque vou te advertir!  / Israel, ah! se quisesses me escutar.

Em teu meio não exista um deus estranho / nem adores a um deus desconhecido! / Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor,  / que da terra do Egito te arranquei.

Quem me dera que meu povo me escutasse! / Que Israel andasse sempre em meus caminhos / eu lhe daria de comer a flor do trigo, / e com o mel que sai da rocha o fartaria'.

Evangelho: Mc 12,28b-34
Amarás o Senhor teu Deus. Amarás o teu próximo.
Naquele tempo, um escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”.

O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”.

Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus. - Palavra da Salvação.

Comentando o Evangelho (Ricardo e Marta / Católicos com Jesus): Interessante que quando nos deixamos envolver pela Palavra, logo somos cativados. Existe uma linha tênue entre descrença e fé, muitas vezes basta um pequeno sopro para devolver a vida a quem está na escuridão. O escriba que acompanhou tudo de perto não trazia no coração a malicia e a ganância de seus companheiros, Jesus percebeu que sua pergunta era de alguém desejoso de fazer a coisa certa, por isso responde que não há necessidade de sacrifícios, que o rigor da Lei termina por afastar e marginalizar. 


“Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”. Se amamos a Deus e vemos no próximo a figura de Deus, passaremos a amá-lo da mesma forma. Quando Jesus afirma que este é o maior Mandamento (v.31), não é difícil entender o porquê. Só podemos por em prática os demais Mandamentos tendo este como ponto de partida. A aceitação de Jesus como Messias é o caminho para salvação e quem dá esse primeiro passo não está longe do Reino.

Leia na íntegra:

Liturgia Diária Comentada 28/03/2014

Sem Deus não dá - Pe. Zezinho, scj

Xisto III (Sisto III) - Papa e Santo

Um comentário:

  1. Deus é e será sempre a única fonte de fortaleza, alegria, confiança, esperança que temos como aliado no mundo.Porque o homem não é capaz de sustentar a nobreza da simplicidade e solidariedade. É inerente do ser humano. E é por isso que me incluo como fragmento, egoísmo e mesquinhez. Contudo, rogo a Jesus, Maria e José e a todos que rezem por mim e pela minha família. Desejo sempre insistir em estar com Deus. Só ele me alegra e não me deixa desistir. Obrigada.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós.