Primeira
Leitura: Os 14,2-10
Não chamaremos mais 'deuses nossos' a
produtos de nossas mãos.
Assim fala o Senhor Deus:
Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado. Vós
todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: ‘Livra-nos de todo
o mal e aceita este bem que oferecemos; o fruto de nossos lábios. A Assíria não
nos salvará; não queremos montar nossos cavalos, não chamaremos mais ‘Deuses
nossos’ a produtos de nossas mãos; em ti encontrará o órfão misericórdia.
Hei de curar sua perversidade
e me será fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera. Serei como orvalho
para Israel; ele florescerá como o lírio e lançará raízes como plantas do
Líbano. Seus ramos hão de estender-se; será seu esplendor como o da oliveira, e
seu perfume como o do Líbano. Voltarão a sentar-se à minha sombra e a cultivar
o trigo, e florescerão como a videira, cuja fama se iguala à do vinho do Líbano.
Que tem ainda Efraim a ver com
ídolos? Sou eu que o atendo e que olho por ele. Sou como o cipreste sempre
verde: de mim procede o teu fruto. Compreenda estas palavras o homem sábio,
reflita sobre elas o bom entendedor! São retos os caminhos do Senhor e, por
eles, andarão os justos, enquanto os maus ali tropeçam e caem”. - Palavra
do Senhor.
Comentando a Liturgia: A última palavra de Oséias é
um ardoroso convite à conversão, em forma de prece penitencial, a que o próprio
Deus responde com a promessa da salvação. O caminho do retorno a Deus começa
com o sincero reconhecimento das culpas.
Através
da desventura da presente situação, Israel redescobre em Deus a fonte do
próprio bem e, regozijando-se pelo perdão obtido, oferece, em ação de graças o
“sacrifício de louvor”; sobretudo, oferece o propósito de romper com os
pecados, que afastaram de Deus: a confiança e o recurso ao amparo humano e o
culto dos ídolos.
A
resposta de Deus é uma promessa de bênção. Deus curará seu povo e lhe
restituirá todo o seu amor e proteção.
Salmo:
80, 6c-8a.
8bc-9. 10-11ab. 14.17 (R. Cf. 11.9a)
Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!
Eis que ouço uma voz que não conheço, /
Aliviei as tuas costas de seu fardo. / cestos pesados eu tirei de tuas mãos, /
Na angústia a mim clamaste, e te salvei,
de uma nuvem trovejante te falei, / e junto às águas de Meriba te provei. /
Ouve, meu povo, porque vou te advertir!
/ Israel, ah! se quisesses me escutar.
Em teu meio não exista um deus estranho
/ nem adores a um deus desconhecido! / Porque eu sou o teu Deus e teu
Senhor, / que da terra do Egito te
arranquei.
Quem me dera que meu povo me escutasse!
/ Que Israel andasse sempre em meus caminhos / eu lhe daria de comer a flor do
trigo, / e com o mel que sai da rocha o fartaria'.
Evangelho:
Mc 12,28b-34
Amarás o Senhor teu Deus. Amarás o teu
próximo.
Naquele tempo, um escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: Qual é o
primeiro de todos os mandamentos? Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó
Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo
o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua
força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe
outro mandamento maior do que estes”.
O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como
disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. Amá-lo de todo o
coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo
é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”.
Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não
estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas
a Jesus. - Palavra da
Salvação.
Comentando o Evangelho (Ricardo
e Marta / Católicos com Jesus): Interessante
que quando nos deixamos envolver pela Palavra, logo somos cativados. Existe uma
linha tênue entre descrença e fé, muitas vezes basta um pequeno sopro para
devolver a vida a quem está na escuridão. O escriba que acompanhou tudo de
perto não trazia no coração a malicia e a ganância de seus companheiros, Jesus
percebeu que sua pergunta era de alguém desejoso de fazer a coisa certa, por
isso responde que não há necessidade de sacrifícios, que o rigor da Lei termina
por afastar e marginalizar.
“Amar a Deus sobre todas as
coisas e ao próximo como a ti mesmo”. Se amamos a Deus e vemos no próximo a
figura de Deus, passaremos a amá-lo da mesma forma. Quando Jesus afirma que
este é o maior Mandamento (v.31), não é difícil entender o porquê. Só podemos
por em prática os demais Mandamentos tendo este como ponto de partida. A aceitação
de Jesus como Messias é o caminho para salvação e quem dá esse primeiro passo
não está longe do Reino.
Leia na íntegra:
Liturgia
Diária Comentada 28/03/2014
Sem
Deus não dá - Pe. Zezinho, scj
Xisto
III (Sisto III) - Papa e Santo
Deus é e será sempre a única fonte de fortaleza, alegria, confiança, esperança que temos como aliado no mundo.Porque o homem não é capaz de sustentar a nobreza da simplicidade e solidariedade. É inerente do ser humano. E é por isso que me incluo como fragmento, egoísmo e mesquinhez. Contudo, rogo a Jesus, Maria e José e a todos que rezem por mim e pela minha família. Desejo sempre insistir em estar com Deus. Só ele me alegra e não me deixa desistir. Obrigada.
ResponderExcluir