quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Evangelho do dia 27.02.2014 Mc 9,41-50

Primeira Leitura: Tg 5,1-6
E agora vocês, ricos: comecem a chorar e gritar por causa das desgraças que estão para cair sobre vocês. Suas riquezas estão podres, suas roupas foram roídas pela traça; o ouro e a prata de vocês estão enferrujados; e a ferrugem deles será testemunha contra vocês, e como fogo lhes devorará a carne. Vocês amontoaram tesouros para o fim dos tempos.

Vejam o salário dos trabalhadores que fizeram a colheita nos campos de vocês: retido por vocês, esse salário clama, e os protestos dos cortadores chegaram aos ouvidos do Senhor dos exércitos. Vocês tiveram na terra uma vida de conforto e luxo; vocês estão ficando gordos para o dia da matança! Vocês condenaram e mataram o justo, e ele não conseguiu defender-se. - Palavra do Senhor. 

Salmo: 48 (49) Felizes os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus!
Este é o fim do que espera estultamente, o fim daqueles que se alegram com sua sorte; são um rebanho recolhido ao cemitério, e a própria morte é o pastor que os apascenta.

São empurrados e deslizam para o abismo. Logo seu corpo e seu semblante se desfazem, e entre os mortos fixarão sua morada. Deus, porém, me salvará das mãos da morte e junto a si me tomará em suas mãos.

Não te inquietes quando um homem fica rico e aumenta a opulência de sua casa; pois, ao morrer, não levará nada consigo, nem seu prestígio poderá acompanhá-lo.

Felicitava-se a si mesmo enquanto vivo: “Todos te aplaudem, tudo bem, isto que é vida!” Mas vai-se ele para junto de seus pais, que nunca mais e nunca mais verão a luz.
Evangelho: Mc 9,41-50
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. E se alguém escandalizar um desses pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço.

Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, ‘onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga’.

Pois todos hão de ser salgados pelo fogo. Coisa boa é o sal. Mas se o sal se tornar insosso, com que lhe restituireis o tempero? Tende, pois, sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros. - Palavra da Salvação.
                                                                                                                       
Comentário: O alerta para arrancar pé, mão e olho, diz respeito a tomarmos cuidado com nossas ações, desejos e ambições. O nosso proceder é quem dirá se estamos com Deus, ou contra ele. “Porque todo homem será salgado pelo fogo” (v.49). Segundo os comentadores da TEB o fogo é a imagem da provação, da perseguição ou até do fogo eterno, portanto, é oportuno que se aceite o sacrifício para poder passar pela provação. “Tende sal em vós e vivei em paz uns com os outros” (v.50b) Na palestina usava-se o sal nos fornos como catalisador, acontece que com o passar do tempo ele perdia suas propriedades químicas tornando-se insípido, consequentemente teria que ser jogado fora. Nós seguidores de Cristo e anunciadores da Boa Nova temos que está sempre nos renovando e fortalecendo espiritualmente, para não corrermos o risco de nos tornar insosso. - (Ricardo e Marta)

Leia a liturgia na íntegra:
Liturgia Diária Comentada 27/02/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós.