sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Evangelho do dia 21/02/2014 Marcos 8,34-9,1

Primeira Leitura: Carta de São Tiago 2,14-24.26
Meus irmãos, de que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática? A fé seria então capaz de salvá-lo? Imaginai que um irmão ou uma irmã não tem o que vestir e que lhe falta a comida de cada dia; se então alguém de vós lhe disser: “Ide em paz, aquecei-vos”, e: “Comei à vontade”, sem lhe dar o necessário para o corpo, que adiantará isso? Assim também a fé: se não se traduz em obras, por si só está morta.

Em compensação, alguém poderá dizer: “Tu tens a fé e eu tenho a prática! Tu, mostra-me a tua fé sem as obras, que eu te mostrarei a minha fé pelas obras! Crês que há um só Deus? Fazes bem! Mas também os demônios creem isso, e estremecem. Queres então saber, homem insensato, como a fé sem a prática é vã? 

O nosso pai Abraão foi declarado justo: não será por causa de sua prática, até o ponto de oferecer seu filho Isaac sobre o altar? Como estás vendo, a fé concorreu para as obras, e, graças às obras, a fé tornou-se completa. Foi assim que se cumpriu a Escritura que diz: ‘Abraão teve fé em Deus, e isto lhe foi levado em conta de justiça, e ele foi chamado amigo de Deus”’. Estais vendo, pois, que o homem é justificado pelas obras e não simplesmente pela fé. Assim como o corpo sem o espírito é morto, assim também a fé, sem as obras, é morta. - Palavra do Senhor.

Salmo: 111 (112),1-2. 3-4. 5-6 (R. Cf. 1b)
Feliz é todo aquele, que ama com carinho a lei do Senhor Deus.
Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho a sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos!

Haverá glória e riqueza em sua casa, e permanece para sempre o bem que fez. Ele é correto, generoso e compassivo, como luz brilha nas trevas para os justos.

Feliz o homem caridoso e prestativo, que resolve seus negócios com justiça. Porque jamais vacilará o homem reto, sua lembrança permanece eternamente!

Evangelho: Marcos 8,34-9,1
Naquele tempo, chamou Jesus a multidão com seus discípulos e disse: "Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho vai salvá-la.

Com efeito, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perde a própria vida? E o que poderia o homem dar em troca da própria vida? Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras diante dessa geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele quando vier na glória do seu Pai com seus santos anjos".

Disse-lhes Jesus: "Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão não morrerão sem antes terem visto o Reino de Deus chegar com poder". - Palavra da Salvação.
                                                                                                                       
Comentário: Aqui Marcos apresenta um texto que deságua em duas vertentes, primeiro o ensinamento em sua forma literal, ou seja, Jesus anunciando que é necessário romper definitivamente com o sistema vigente, e que segui-Lo não trará benefícios nesta vida, pelo contrario, implicará em dor e talvez até a morte. Mas também revela que estará conosco até a eternidade e será junto ao Pai o nosso intercessor.

Agora, como aplicar essa passagem em nosso dia-a-dia. Vejamos, se você adere a uma agremiação certamente irá adquirir o uniforme, participará de todos os eventos, divulgará para todos às maravilhas que ela realiza, irá defendê-la fervorosamente, pois bem, seguir Jesus não será diferente.

Em primeiro lugar devemos nos revestir de Cristo, ou seja, imitá-Lo em todos os sentidos, devemos ter como meta principal a vivência e o anuncio da Palavra a todas as criaturas, as nossas necessidades mundanas deverão ficar em segundo plano quando confrontadas com o chamamento do Reino, ter a convicção de que viver em Cristo é amar o inimigo, é participar da dor do irmão, é saber não estamos isentos das investidas do demônio. Devemos testemunhar a nossa fé e defendê-la a qualquer custo, pois só assim teremos um defensor diante do Pai. - (Ricardo e Marta)

Leia a liturgia na íntegra:
Liturgia Diária Comentada 21/02/2014

2 comentários:

  1. Eu sou catolico, frequento a missa todo domingo faço minha oracao antes de dormir mais durante o dia nao leio nada sobre jesus, mais agora irei fazer a leitura diaria do evangelio do senhor deus obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Eta comentário edificante!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós.