terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Evangelho do dia 18.02.2014 Marcos 8,14-21 6ª Semana Tempo Comum

Primeira Leitura: Carta de São Tiago 1,12-18
Feliz o homem que suporta a provação. Porque, uma vez provado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu àqueles que o amam.

Ninguém, ao ser tentado, deve dizer: “É Deus que me está tentando”, pois Deus não pode ser tentado pelo mal e tampouco ele tenta a ninguém. Antes, cada qual é tentado por sua própria concupiscência (desejo, luxúria), que o arrasta e seduz. Em seguida, a concupiscência concebe o pecado e o dá à luz, e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.

Meus queridos irmãos, não vos enganeis. Todo dom precioso e toda dádiva perfeita vêm do alto; descem do Pai das luzes, no qual não há mudança, nem sombra de variação. De livre vontade ele nos gerou, pela Palavra da verdade, a fim de sermos como que as primícias de suas criaturas. - Palavra do Senhor. 


Salmo: 93(94),12-13a. 14-15. 18-19 (R. 12a)
Bem-aventurado é aquele a quem ensinais vossa lei!
É feliz, ó Senhor, quem formais e educais nos caminhos da Lei, para dar-lhe um alívio na angústia.

O Senhor não rejeita o seu povo e não pode esquecer sua herança: voltarão a juízo as sentenças; quem é reto andará na justiça.

Quando eu penso: “Estou quase caindo!” Vosso amor me sustenta, Senhor! Quando o meu coração se angustia, consolais e alegrais minha alma.

Evangelho: Marcos 8,14-21
Naquele tempo, os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. Então Jesus os advertiu: "Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes".

Os discípulos diziam entre si: "É porque não temos pão". Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: "Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? Tendo olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis?

Não vos lembrais de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?” Eles responderam: "Doze". Jesus perguntou: E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços? Eles responderam: "Sete." Jesus disse: "E ainda não compreendeis?" - Palavra da Salvação.
                                                                                                                       
Comentário: Se você está procurando lugar na cruz para crucificar os discípulos devido à falta de fé e por terem o coração tão fechado, é bom reservar mais dois espaços, um para mim e outro para você.

Amado(a), quantas vezes já fizemos a mesma pergunta para Jesus, todas as ocasiões em que nos deparamos com uma provação, e não precisa ser muito grande, basta uma poça d’água para começarmos a pensar em afogamento. Se olharmos em profundidade para dentro de nós, tenha certeza, somos mais incrédulos que eles. Parece brincadeira o que vou dizer, mas nós conhecemos muito mais de Deus e de Jesus, do que qualquer um dos discípulos conhecia.

Devido à atitude de descrença dos discípulos Jesus faz uma severa advertência: “Cuidado! Guardai-vos do fermento dos fariseus...” (v.15). Antes de julgarmos que Jesus não disse coisa com coisa, e bom saber que para nós o fermento é um ingrediente bom e necessário, faz render a massa e deixa um bolo bonito. Acontece que na época, para o povo judeu era bem diferente, o “fermento dos fariseus” estava ligado a “doutrina dos fariseus”, representava à corrupção, a falsidade, a hipocrisia e por ai vai.

A partir do v.17 começamos a perceber que Jesus está também perdendo a paciência com os discípulos da mesma forma que perdeu com os fariseus, chega ao ponto de recordar as suas últimas ações, como quem diz: “Está na hora de acordar, tira a venda dos olhos e vê se me enxerga por inteiro”. Em quantas enrascadas você já se meteu? Quantas vezes Jesus foi ao fundo do poço para te resgatar? Até quando vamos continuar desconfiando? Será que não vamos compreender nunca? Até quando vamos esperar que Jesus solte foguetes para anunciar que ele faz parte de nossa vida? - (Ricardo e Marta)

Leia a liturgia na íntegra:
Liturgia Diária Comentada 18/02/2014


2 comentários:

  1. Devemos depositar em DEUS nossa confiança e não culpa pelos erros que cometemos e não temos coragem de admitir que erramos por isso temos que culpar alguém e sempre sobra pra quem só nos ajuda e não tem de forma alguma a intenção de nos prejudicar(DEUS), porque culpa-lo pra algumas pessoas é mais fácil que aceitar que é nossa culpa os nossos fracassos

    ResponderExcluir
  2. Realmente; hoje se quisermos temos mais condições do que os discípulos de Jesus de estudar a dua doutrina: São tantos meios nas redes sociais, na Bíblia, grupo de orações, na Santa Missa; e mesmo assim nossa fé é mínima; muitas vezes no primeiro obstáculo já estamos desistindo, reclamando, não posso porque estou doente etc. Precisamos pedir a ele que nos der coragem, fortaleza, sabedoria e discernimento para segui-lo.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós.