quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Evangelho do dia 13.02.2014 Marcos 7,24-30

Primeira Leitura: 1º Livro dos Reis 11,4-13
Quando Salomão ficou velho, suas mulheres desviaram o seu coração para outros deuses e seu coração já não pertencia inteiramente ao Senhor, seu Deus, como o do seu pai Davi. Salomão prestou culto a Astarte, deusa dos sidônios, e a Melcom, ídolo dos amonitas. Ele fez o que desagrada ao Senhor e não lhe foi inteiramente fiel, como seu pai Davi.

Foi então que Salomão construiu um santuário para Camos, ídolo de Moab, no monte que está defronte de Jerusalém, e para Melcom, ídolo dos amonitas. Fez o mesmo para todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e ofereciam sacrifícios aos seus deuses. 

Então o Senhor irritou-se contra Salomão, porque o seu coração tinha-se desviado do Senhor, Deus de Israel, que lhe tinha aparecido duas vezes e lhe proibira expressamente seguir a outros deuses. Mas ele não obedeceu à ordem do Senhor.

E o Senhor disse a Salomão: “Já que procedeste assim, e não guardaste a minha aliança, nem as leis que te prescrevi, vou tirar-te o reino e dá-lo a um teu servo. Mas, por amor de teu pai Davi, não o farei durante a tua vida; é da mão de teu filho que o arrebatarei. Não te tirarei o reino todo, mas deixarei ao teu filho uma tribo, por consideração para com meu servo Davi e para com Jerusalém, que escolhi”. - Palavra do Senhor.

Comentando a Liturgia: Durante muito tempo Salomão pode contemplar a glória, o poder e a plena manifestação de Deus em sua vida, tudo devido a sua fidelidade e obediência para com o Criador. Infelizmente as alianças com povos estrangeiros que muito beneficiou sua ação política, também foi a causa de sua ruína. Salomão esqueceu quem era o seu Deus, a quem ele devia prestar culto, esqueceu diante de quem ele deveria se prostrar. Não foi Deus que castigou Salomão, na verdade, foi Salomão quem se afastou de Deus, e assim agindo quebrou a aliança de amor e fidelidade.

Devemos tomar o cuidado para que a aliança de amor e fidelidade firmada em nosso Batismo, também não seja quebrada, não por vontade ou castigo de Deus, mas por pura escolha nossa. O mundo em que vivemos está cheio de atrativos, de ídolos, de ofertas esplendorosas, muitas delas com certeza saltaram aos nossos olhos como sendo puras e necessárias, mas devemos ter um censo apurado de escolha, pois como diz o dito popular: “nem tudo que reluz é ouro”. (Ricardo e Marta)

Salmo: 105(106), 3-4. 35-36. 37.40 (R. 4)
Lembrai-vos, ó Senhor, de mim lembrai-vos, segundo o amor que demonstrais ao vosso povo!

Felizes os que guardam seus preceitos e praticam a justiça em todo o tempo! Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos, pelo amor que demonstrais ao vosso povo!

Misturaram-se, então, com os pagãos, e aprenderam seus costumes depravados. Aos ídolos pagãos prestaram culto, que se tornaram armadilha para eles;

Pois imolaram até mesmo os próprios filhos, sacrificaram suas filhas aos demônios. Acendeu-se a ira de Deus contra o seu povo, e o Senhor abominou a sua herança.

Evangelho: Marcos 7,24-30
Naquele tempo, Jesus saiu e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido.

Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio.

Jesus disse: "Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos". A mulher respondeu: "É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair".

Então Jesus disse: "Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha". Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela. - Palavra da Salvação.
                                                                                                                       
Comentário: A pregação de Jesus em terras estrangeiras exigiu dele superar os preconceitos e tabus de seu povo. Entre eles, a identificação da terra dos pagãos como âmbito da impureza e a proibição de contactar com eles. A visão de que sua missão se destinava unicamente ao povo de Israel, sem perspectivas mais amplas. A concepção machista na qual a mulher era desvalorizada e reduzida à condição de propriedade do pai ou do marido.

Jesus alargou o raio de sua pregação para além dos limites de Israel e aí fez experiências importantes para formação da sua consciência, enquanto enviado do Pai. O encontro com uma mulher pagã, pedindo a cura para sua filhinha, foi um momento privilegiado do seu ministério.

Num primeiro momento, Jesus se recusou atender seu pedido ancorado na certeza de ter sido enviado apenas para os fiéis judeus. Ajudar uma pagã seria como tirar o pão da boca dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos. A mulher, por ser pagã e idólatra, não possuía o requisito da fé para ser atendida. Portanto, estava excluída do Reino.

Mas, a mulher demonstrou o contrário. Os cachorrinhos também têm o direito de saciar-se com as migalhas caídas da mesa dos filhos. Esta profissão informal de fé fez Jesus voltar atrás. Entre os pagãos havia gente preparada para receber os benefícios do Reino. - (Padre Jaldemir Vitório)

Leia a liturgia na íntegra:
Liturgia Diária Comentada 13/02/2014

Um comentário:

  1. Não são todas as pessoas que "sentem" da maneira como o Pe.Jaldemir: Parece que Jesus estava testando a humildade da mulher. Ele humilhou-a para ver a reação dela. Então deu valor a reação dela. Se fosse o que o padre comentou, as passagens da viuva de Sarepta e do ministro da Siria, citados por Jesus, não teriam recebido o elogio d'Ele.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós.