Jacinta de Jesus Marto nasceu em Aljustrel, Fátima, a 11 de
março de 1910. Foi batizada uma semana depois. Á ela junto com o irmão
Francisco e a prima Lúcia, três simples crianças pastoras analfabetas, foi dada
a graça de presenciar as aparições de Nossa Senhora, na sua pequenina aldeia.
Além das cinco aparições da Cova da Iria e uma dos Valinhos,
Nossa Senhora apareceu à Jacinta mais quatro vezes em casa durante a doença,
uma grave pneumonia que a acometeu juntamente com seu irmão Francisco.
Nessa primeira aparição, quando ambos já estavam acamados,
assim descreve a pequenina: "Nossa Senhora veio nos ver e diz que vem
buscar o Francisco muito em breve. E a mim perguntou-me se queria ainda
converter mais pecadores. Disse-lhe que sim". De fato, logo depois Francisco
morreu santamente.
Nessa ocasião, ao aproximar-se o momento da partida de
Francisco, Jacinta recomenda-lhe: "Leve muitas saudades minhas a Nosso
Senhor e a Nossa Senhora e diz-lhes que sofro tudo quanto Eles quiserem para
converter os pecadores". Jacinta ficara tão impressionada com a visão do
inferno durante uma das aparições da Virgem em Fátima, ocorrida em 13 de julho
de 1917, que nenhuma mortificação e penitência era demais para salvar os
pecadores.
A vida da pequena Jacinta foi caracterizada por esse extremo
espírito de sacrifício, o amor ao Coração de Maria, ao Santo Padre e aos
pecadores. Sempre levada pela preocupação da salvação dos pecadores e do
desagravo ao Coração Imaculado de Maria, de tudo oferecia um sacrifício a Deus,
dizendo sempre a oração que Nossa Senhora lhes ensinara: "Ó Jesus, é por
Vosso Amor, pela conversão dos pecadores e em reparação pelos pecados cometidos
contra o Imaculado Coração de Maria".
Quase um ano depois da morte de Francisco, Jacinta faleceu,
era 20 de fevereiro de 1920. O seu corpo foi enterrado no cemitério de Ourém,
sendo transladado em 1935 para o cemitério de Fátima. Em 1951 foi finalmente
transferida para a Basílica do Santuário.
No dia 13 de maio de 2001, dia da festa de Nossa Senhora de
Fátima, foi um dia muito especial não só para os portugueses, mas para a
família católica inteira. O Papa João Paulo II, esteve na cidade portuguesa
para beatificar Jacinta de Jesus Marto, marcando sua celebração para a data de
sua morte. A cerimônia ocorreu na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de
Fátima, com a presença da Irmã Lúcia de Jesus.
Os acontecimentos de Fátima e os pastorzinhos são
porta-vozes do convite materno de Maria ao acolhimento, ao amor, à confiança, à
pureza de vida e de coração e à entrega de si mesmo a Deus e aos outros, em
atitude de solidariedade e de fé inquebrantável. A beatificação de Jacinta de
Jesus Marto nos lembra a vocação última da Igreja e a comunhão dos santos.
Fonte: Edições Paulinas

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.