Os Reis Magos
Na cultura popular a Festa dos Reis Magos é comemorada no dia 6 de
janeiro. Estando os Reis Magos intimamente ligados a Epifania do Senhor já que
foi através deles que Jesus se manifestou a todas as nações, a Santa Igreja transferiu
sua liturgia para o domingo seguinte a solenidade de Maria mãe do Salvador.
Perguntas: Os Reis Magos realmente existiram? Eram eles verdadeiramente
reis? Na realidade quantos eram? Vejamos o relato de São Mateus:
Depois que Jesus nasceu na cidade
de Belém da Judéia, na época do rei Herodes, alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém,
perguntando: “Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”. - Ao
saber disso, o rei Herodes ficou alarmado, assim como toda a cidade de
Jerusalém. Ele reuniu todos os sumos sacerdotes e os escribas do povo, para
perguntar-lhes onde o Cristo deveria nascer. - Responderam: “Em Belém da
Judéia, pois assim escreveu o profeta: “E tu, Belém, terra de Judá, de modo
algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um
príncipe que será o pastor do meu povo, Israel”. - Então Herodes chamou, em segredo, os magos e
procurou saber deles a data exata em que a estrela tinha aparecido. - Depois,
enviou-os a Belém, dizendo: Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino.
E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo. - Depois
que ouviram o rei, partiram. E a estrela que tinham visto no Oriente ia à
frente deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. - Ao observarem a estrela, os magos sentiram uma alegria muito
grande. - Quando entraram
na casa, viram o menino com Maria, sua mãe.
Ajoelharam-se diante dele e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe
ofereceram presentes:
ouro, incenso e mirra. - Avisados
em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, passando por
outro caminho. - Depois que os magos se retiraram, o anjo
do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, toma o menino e
sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai
procurar o menino para matá-lo. - José
levantou-se, de noite, com o menino e a mãe, e retirou-se para o Egito; e lá ficou até à morte de Herodes.
Assim se cumpriu o que o Senhor tinha dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu
filho”. - Quando Herodes percebeu que os magos o tinham
enganado, ficou furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de
todo o território vizinho, de dois
anos para baixo, de acordo com o tempo indicado pelos magos.
No inicio de nossa reflexão gostaria de começar com mais uma pergunta.
Um fato tão importante como esse por que somente Mateus se preocupou em
relatar? Devemos assim pensar que ao escrever Mateus não tinha a intenção de
reconstruir a história e sim de solidificar para os judeus cristianizados que
Jesus veio para toda a humanidade.
A Bíblia diz que os magos chegaram à casa e viram o Menino com sua Mãe.
Isto porque José já tinha providenciado uma moradia muito pobre, mas mais
apropriada, do que a gruta de Belém onde Jesus nascera. Alí, os reis magos,
depois de adorar o Messias, entregaram os presentes: ouro, incenso e mirra.
Em momento algum Mateus relatou que os Magos seriam Reis ou que seriam
em numero de três. No decorrer da
história o número variou de 2 a 12 Reis. A teoria mais aceita foi a de “Orígenes
– o cristão” (teólogo e filósofo) que baseado no número de presentes “ouro,
incenso e mira” supôs serem três Reis Magos.
Mateus chamou-os de Magos e que vinham do Oriente, por quê? - Estudiosos
acreditam que os Magos foram personagens criados por Mateus para simbolizar o reconhecimento
de Jesus como Senhor de todos os povos. Para os Judeus tudo que ficava além do
Jordão era considerado “Oriente”. Os “magos” eram uma tribo dos medos, que se
transformou numa casta de sacerdotes entre os persas que praticavam a
adivinhação, a medicina e a astrologia. No século III eles receberam o título
de reis como uma maneira de confirmar a profecia contida no Salmo 71,11 (72):
"Que todos os reis se prostrem diante Dele e as nações todas o sirvam!".
Os nomes Melchior, Gaspar e Baltasar foram descobertos em um manuscrito
do século V. São Beda (o Venerável) descreveu os Reis Magos como sendo: Melquior
velho aproximadamente 70 anos vindo de Ur, terra dos Caldeus - Gaspar moço 20
anos de uma região montanhosa perto do Golfo Pérsico - Baltasar negro 40 anos
vindo da Arábia.
No século XII, com muita inspiração, São Beda, venerável doutor da
Igreja, guiado por uma inspiração, descreveu o rosto dos três reis magos,
assim: "O primeiro, diz, foi Melquior, velho, circunspecto, de barba e
cabelos longos e grisalhos... O segundo tinha por nome Gaspar e era jovem,
imberbe e louro... O terceiro, preto e totalmente barbado chamava-se Baltazar
(cfr. "A Palavra de Cristo", IX, p. 195)".
Os Reis Magos representavam todas as raças existentes, donde Melquior
(raça branca) trouxe ouro representando a realeza de Jesus, Gaspar (raça
amarela ou asiática) trouxe incenso representando à divindade e Baltasar (raça
negra) a mirra representando a humanidade. Vale salientar que essa suposição só
surgiu no século XVI.
De acordo com uma tradição medieval, os magos teriam se reencontrado
quase 50 anos depois do primeiro natal, em Sewa, uma cidade da Turquia, aonde
viriam a falecer. Na Idade Média começou a devoção aos Reis Magos, suas
relíquias foram transladadas de Constantinopla para Milão no século VI. Em 1164
as relíquias foram trazidas para Catedral de Colônia na Alemanha onde se encontram
até hoje.
Fonte: pt.wikipedia.com/ - Edições Paulinas - viagemdeferias.com/ - Bíblia Ed. Pastoral

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.