segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Os Reis Magos

Os Reis Magos

Na cultura popular a Festa dos Reis Magos é comemorada no dia 6 de janeiro. Estando os Reis Magos intimamente ligados a Epifania do Senhor já que foi através deles que Jesus se manifestou a todas as nações, a Santa Igreja transferiu sua liturgia para o domingo seguinte a solenidade de Maria mãe do Salvador.

Perguntas: Os Reis Magos realmente existiram? Eram eles verdadeiramente reis? Na realidade quantos eram? Vejamos o relato de São Mateus: 

Depois que Jesus nasceu na cidade de Belém da Judéia, na época do rei Herodes, alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, perguntando: “Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”. - Ao saber disso, o rei Herodes ficou alarmado, assim como toda a cidade de Jerusalém. Ele reuniu todos os sumos sacerdotes e os escribas do povo, para perguntar-lhes onde o Cristo deveria nascer. - Responderam: “Em Belém da Judéia, pois assim escreveu o profeta: “E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um príncipe que será o pastor do meu povo, Israel”. - Então Herodes chamou, em segredo, os magos e procurou saber deles a data exata em que a estrela tinha aparecido. - Depois, enviou-os a Belém, dizendo: Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo. - Depois que ouviram o rei, partiram. E a estrela que tinham visto no Oriente ia à frente deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. - Ao observarem a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. - Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. - Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, passando por outro caminho. - Depois que os magos se retiraram, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo. - José levantou-se, de noite, com o menino e a mãe, e retirou-se para o Egito; e lá ficou até à morte de Herodes. Assim se cumpriu o que o Senhor tinha dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu filho”. - Quando Herodes percebeu que os magos o tinham enganado, ficou furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, de acordo com o tempo indicado pelos magos.

No inicio de nossa reflexão gostaria de começar com mais uma pergunta. Um fato tão importante como esse por que somente Mateus se preocupou em relatar? Devemos assim pensar que ao escrever Mateus não tinha a intenção de reconstruir a história e sim de solidificar para os judeus cristianizados que Jesus veio para toda a humanidade.

A Bíblia diz que os magos chegaram à casa e viram o Menino com sua Mãe. Isto porque José já tinha providenciado uma moradia muito pobre, mas mais apropriada, do que a gruta de Belém onde Jesus nascera. Alí, os reis magos, depois de adorar o Messias, entregaram os presentes: ouro, incenso e mirra.

Em momento algum Mateus relatou que os Magos seriam Reis ou que seriam em numero de três.  No decorrer da história o número variou de 2 a 12 Reis. A teoria mais aceita foi a de “Orígenes – o cristão” (teólogo e filósofo) que baseado no número de presentes “ouro, incenso e mira” supôs serem três Reis Magos.

Mateus chamou-os de Magos e que vinham do Oriente, por quê? - Estudiosos acreditam que os Magos foram personagens criados por Mateus para simbolizar o reconhecimento de Jesus como Senhor de todos os povos. Para os Judeus tudo que ficava além do Jordão era considerado “Oriente”. Os “magos” eram uma tribo dos medos, que se transformou numa casta de sacerdotes entre os persas que praticavam a adivinhação, a medicina e a astrologia. No século III eles receberam o título de reis como uma maneira de confirmar a profecia contida no Salmo 71,11 (72): "Que todos os reis se prostrem diante Dele e as nações todas o sirvam!".

Os nomes Melchior, Gaspar e Baltasar foram descobertos em um manuscrito do século V. São Beda (o Venerável) descreveu os Reis Magos como sendo: Melquior velho aproximadamente 70 anos vindo de Ur, terra dos Caldeus - Gaspar moço 20 anos de uma região montanhosa perto do Golfo Pérsico - Baltasar negro 40 anos vindo da Arábia.

No século XII, com muita inspiração, São Beda, venerável doutor da Igreja, guiado por uma inspiração, descreveu o rosto dos três reis magos, assim: "O primeiro, diz, foi Melquior, velho, circunspecto, de barba e cabelos longos e grisalhos... O segundo tinha por nome Gaspar e era jovem, imberbe e louro... O terceiro, preto e totalmente barbado chamava-se Baltazar (cfr. "A Palavra de Cristo", IX, p. 195)".

Os Reis Magos representavam todas as raças existentes, donde Melquior (raça branca) trouxe ouro representando a realeza de Jesus, Gaspar (raça amarela ou asiática) trouxe incenso representando à divindade e Baltasar (raça negra) a mirra representando a humanidade. Vale salientar que essa suposição só surgiu no século XVI.

De acordo com uma tradição medieval, os magos teriam se reencontrado quase 50 anos depois do primeiro natal, em Sewa, uma cidade da Turquia, aonde viriam a falecer. Na Idade Média começou a devoção aos Reis Magos, suas relíquias foram transladadas de Constantinopla para Milão no século VI. Em 1164 as relíquias foram trazidas para Catedral de Colônia na Alemanha onde se encontram até hoje.

Fonte: pt.wikipedia.com/ - Edições Paulinas - viagemdeferias.com/ - Bíblia Ed. Pastoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós.