Primeira
Leitura: Is 60, 1-6 Apareceu sobre ti a gloria do Senhor.
Levanta-te, acende
as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do
Senhor. Eis que está a terra envolvida em trevas, e nuvens escuras cobrem os
povos; mas sobre ti apareceu o Senhor, e sua glória já se manifesta sobre ti.
Os povos caminham à tua luz e os reis ao clarão de tua aurora.
Levanta os olhos ao
redor e vê: todos se reuniram e vieram a ti; teus filhos vêm chegando de longe
com tuas filhas, carregadas nos braços. Ao vê-los, ficarás radiante, com o
coração vibrando e batendo forte, pois com eles virão às riquezas de além-mar e
mostrarão o poderio de suas nações; será uma inundação de camelos e dromedários
de Madiã e Efa a te cobrir; virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso e
proclamando a glória do Senhor - Palavra
do Senhor.
Salmo:
71,
1-2.7-8.10-11.12-13 (R. Cf.11) As
nações de toda a terra, hão de adorar-vos ó Senhor!
Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus,
vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo,
com equidade ele julgue os vossos pobres.
Nos seus dias a justiça florirá e grande
paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e
desde o rio até os confins de toda a terra!
Os reis de Társis e das ilhas hão de vir
e oferecer-lhe seus presentes e seus dons; e também os reis de Seba e de Sabá
hão de trazer-lhe oferendas e tributos. Os reis de toda a terra hão de
adorá-lo, e todas as nações hão de servi-lo.
Libertará o indigente que suplica, e o
pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a
vida dos humildes salvará.
Segunda
Leitura: Ef 3,2-3a.5-6 Agora foi-nos revelado que os pagãos são coerdeiros
das promessas.
Irmãos: Se ao menos
soubésseis da graça que Deus me concedeu para realizar o seu plano a vosso
respeito, e como, por revelação, tive conhecimento do mistério.
Este mistério, Deus
não o fez conhecer aos homens das gerações passadas mas acaba de o revelar
agora, pelo Espírito, aos seus santos apóstolos e profetas: os pagãos são
admitidos à mesma herança, são membros do corpo, são associados à mesma
promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho - Palavra do Senhor.
Evangelho:
Mt 2,1-12 Viemos do Oriente adorar o Rei.
Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judéia,
no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém,
perguntando: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua
estrela no Oriente e viemos adorá-lo”.
Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado
assim como toda a cidade de Jerusalém. Reunindo todos os sumos sacerdotes e os
mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. Eles
responderam: “Em Belém, na Judéia, pois assim foi escrito pelo profeta: E tu,
Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de
Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo”.
Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou
saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. Depois os enviou a
Belém, dizendo: “Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E,
quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”.
Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a
estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar
onde estava o menino. Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria
muito grande. Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe.
Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe
ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra.
Avisados em sonho para não voltarem a Herodes,
retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho - Palavra da Salvação.
Comentário: A simplicidade dos magos na
sua busca do Messias é desconcertante. Bastou uma estrela, identificada como
sendo dele, para que se pusessem a caminho. As dificuldades e os empecilhos
foram todos relativizados. A falta de pistas consistentes não os amedrontou,
nem o fato de terem de se dirigir a um país estrangeiro.
No
entanto, revelaram-se tão sinceros quanto ingênuos, pois, dirigiram-se,
precisamente, ao terrível rei Herodes, para informar-se sobre o rei dos judeus
que acabara de nascer. Este, intuindo tratar-se de um concorrente, poupou a
vida dos magos, para garantir uma pista que o levasse ao rei recém-nascido, seu
adversário.
Mas
os magos, absorvidos no seu projeto de encontrar o rei dos judeus, não
perceberem a trama de Herodes. Por isso, seguiram fielmente as informações
recebidas. Não importava.
A
chegada ao lugar onde estava o Menino Jesus foi o resultado de uma busca
sincera. A alegria, que lhes encheu o coração, brotava da consciência de terem
seguido a voz interior. Depois de longa caminhada, encontraram, finalmente, o
rei dos judeus, pobrezinho e desprovido de sinais exteriores de dignidade.
Mesmo assim, prostraram-se para adorá-lo.
- (Padre
Jaldemir Vitório)
LEIA
A LITURGIA NA ÍNTEGRA
LITURGIA
DIÁRIA COMENTADA 05/01/2014

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.