Primeira
Leitura: 1Jo 3,7-10 Todo aquele que nasceu de Deus não comete pecado.
Filhinhos, que ninguém vos desencaminhe. O que pratica a
justiça é justo, assim como ele é justo. Aquele que comete o pecado é do diabo,
porque o diabo é pecador desde o princípio. Para isto é que o Filho de Deus se
manifestou: para destruir as obras do diabo.
Todo aquele que nasceu de Deus não comete pecado, porque a
semente de Deus fica nele; ele não pode pecar, pois nasceu de Deus. Nisto se
revela quem é filho de Deus e quem é filho do diabo: todo o que não pratica a
justiça não é de Deus, nem aquele que não ama seu irmão - Palavra do Senhor.
Comentando o Evangelho (Católicos
com Jesus):
Como diz o dito popular: “temos que matar um leão por dia”, pois somos tentados
a todo instante, só que temos que fazer a nossa opção, pois não dá para servir
a Deus e ao diabo.
Fomos
criados por Deus e dessa forma não passávamos de “criaturas”, mas Jesus veio
com o poder de nos tornar “filhos de Deus”, Ele nos resgatou de nossa vida de
pecado e infundiu em nós a semente de Deus que é o Espírito Santo. Assim sendo
temos agora o poder de vencer o mal, mas para isso é preciso que diariamente
alimentemos nossa alma com orações, penitencias e principalmente fugir das
situações de pecado, nos cercando de pessoas e ações que façam germinar a
semente do “bem”.
Salmo:
97 (98),
1. 7-8. 9 (R. 3a) Os confins do
universo contemplaram a salvação do nosso Deus.
Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
porque ele fez prodígios! Sua mão e seu braço forte e santo alcançaram-lhe a
vitória.
Aplauda o mar com todo ser que nele
vive, o mundo inteiro e toda gente! As montanhas e os rios batam palmas e
exultem de alegria!
Na presença do Senhor, pois ele vem, vem
julgar a terra inteira. Julgará o universo com justiça e as nações com equidade.
Evangelho:
Jo 1,35-42 Encontramos o Messias.
Naquele tempo, João estava de novo com dois de seus
discípulos e, vendo Jesus passar, disse: “Eis o Cordeiro de Deus!” Ouvindo
essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus. Voltando-se para eles e
vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: “Que estais procurando?”
Eles disseram: “Rabi (que quer dizer: Mestre), onde
moras?” Jesus respondeu: “Vinde ver”. Foram, pois ver onde ele morava e, nesse
dia, permaneceram com ele. Era por volta das quatro da tarde.
André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que
ouviram as palavras de João e seguiram Jesus. Ele foi logo encontrar seu irmão
Simão e lhe disse: “Encontramos o Messias (que quer dizer: Cristo)”. Então
André conduziu Simão a Jesus. Jesus olhou bem para ele e disse: “Tu és Simão,
filho de João; tu serás chamado Cefas” (que quer dizer: Pedra) - Palavra da Salvação.
Comentário: João Batista deu-se conta da
responsabilidade de levar também os seus discípulos a reconhecerem o Messias.
Ao apontar para Jesus, declarando-o Cordeiro de Deus, sugeriu-lhes que seguissem
o verdadeiro Mestre. Sua missão tinha sido cumprida. Então, os discípulos de
João puseram-se a seguir Jesus.
João
havia descrito o Messias vindouro com tons solenes. Sua descrição não
correspondia bem à pessoa que os discípulos tinham diante de si. Por isso,
manifestaram o desejo de saber onde Jesus habitava.
O
núcleo da questão não consistia em conhecer a casa onde o Mestre morava. Isso
era secundário! Importava mesmo saber quem era Jesus. E o conhecimento resultou
da convivência. O contato, ao longo daquele dia, foi suficiente para que os
discípulos de João descobrissem a identidade de Jesus e reconhecessem nele o
Messias esperado.
O
encontro com Jesus foi tão profundo que suas circunstâncias ficaram impressas
na memória dos discípulos. Estes, então, apressaram-se a comunicar aos demais a
experiência feita. A aceitação do convite vinde e vede e a fascinação, que daí
resultou, provocaram uma reviravolta na vida dos discípulos. Doravante, não
seriam mais os mesmos. - (Padre Jaldemir
Vitório)
LEIA
A LITURGIA NA ÍNTEGRA
LITURGIA
DIÁRIA COMENTADA 04/01/2014
SANTO PADRE PIO, PRIMEIRA BILOCAÇÃO.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.