Primeira
Leitura: Gn 3,9-15.20 Porei
inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela.
O Senhor Deus chamou Adão, dizendo: “Onde estás?” E ele
respondeu: “Ouvi tua voz no jardim, e fiquei com medo porque estava nu; e me
escondi”. Disse-lhe o Senhor Deus: “E quem te disse que estavas nu? Então
comeste da árvore, de cujo fruto te proibi comer?” Adão disse: “A mulher que tu
me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi”. Disse
o Senhor Deus à mulher: “Por que fizeste isso?” E a mulher respondeu: “A serpente
enganou-me e eu comi”.
Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso,
serás maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens!
Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias de tua vida! Porei
inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te
ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”. E Adão chamou à sua mulher
“Eva”, porque ela é a mãe de todos os viventes. - Palavra do Senhor.
Comentando a Liturgia: Não devemos nos prender a
visão de que estamos pagando pelo primeiro pecado, não devemos ver a leitura
apenas como um castigo imposto por Deus a toda descendências de Adão e Eva.
Essa seria até a maneira lógica de ver as coisas se estivéssemos presos ao
Antigo Testamento, mas nós que vivemos a luz da Boa Nova, devemos nos deter na
promessa de Deus. Na sua misericórdia Ele prometeu, e nos deu, aquela que
venceria o mal, que restabeleceu a aliança através de seu “sim” a Jesus.
Salmo:
97(98),1.2-3ab.3cd-4
(R. 1a) Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios!
Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/
porque ele fez prodígios!/ Sua mão e seu braço forte e santo/ alcançaram-lhe a
vitória.
O Senhor fez conhecer a salvação,/ e às
nações, sua justiça;/ recordou o seu amor sempre fiel/ pela casa de Israel.
Os confins do universo contemplaram/ a
salvação do nosso Deus./ Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,/ alegrai-vos e
exultai!
Segunda
Leitura: Ef 1,3-6.11-12 Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do
mundo.
Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos
abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com
Cristo, no céu. Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para
que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor.
Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por
intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão da sua vontade, para o louvor da
sua glória e da graça com que ele nos cumulou no seu Bem-amado.
Nele também nós recebemos a nossa parte. Segundo o projeto
daquele que conduz tudo conforme a decisão de sua vontade, nós fomos
predestinados a sermos, para o louvor de sua glória, os que de antemão
colocaram a sua esperança em Cristo. - Palavra do Senhor.
Comentando a Liturgia: Santificai-vos, e sede santos, porque eu sou o Senhor,
vosso Deus. Observai minhas leis e praticai-as. Eu sou o Senhor que vos
santifico. (Levítico 20,7-8)
Nós fomos criados por um Deus de
amor e que segundo a Sua Palavra, nos escolheu desde sempre para sermos santos,
para vivemos e darmos testemunho da Sua glória. Através do sangue precioso de
Jesus fomos comprados para pertencermos única e exclusivamente a Ele. Devemos
pois, trilhar o caminho único e verdadeiro, “Jesus Cristo”.
Evangelho:
Lc 1,26-38 Eis que conceberás e darás à luz um filho.
Naquele tempo, no sexto mês, o anjo Gabriel foi
enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem,
prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o
nome da Virgem era Maria.
O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te,
cheia de graça, o Senhor está contigo!” Maria ficou perturbada com estas
palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo,
então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de
Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus.
Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o
trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e
o seu reino não terá fim”.
Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se
eu não conheço homem algum?” O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o
poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer
será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um
filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril,
porque para Deus nada é impossível”. Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do
Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se. - Palavra da Salvação.
Comentário: A saudação do anjo Gabriel
surpreendeu Maria. Quem era ela senão uma humilde habitante de Nazaré, cidade
sem importância das montanhas da Galiléia? Mulher sem maiores pretensões do que
a de ser fiel a Deus; uma virgem já prometida em casamento a José, mas sem
viver conjugalmente com ele, conforme as tradições de seu povo? Afinal, que
méritos tinha para ser uma “agraciada”, “plena da graça” divina?
Maria
estava longe de compreender o projeto de Deus a seu respeito. Sua humildade de
mulher simples do interior não lhe permitia pensar grandes coisas a respeito de
si mesma. Quiçá tenha sido este o motivo por que fora escolhida por Deus para
ser mãe do Messias. Livre de toda forma de orgulho e autossuficiência, Maria
podia abrir seu coração para receber a graça de Deus que haveria de torná-la
templo do Espírito Santo. Ela tornou-se objeto da atenção divina, no seu anseio
de salvar a humanidade. Deus queria contar com alguma pessoa disposta a se
tornar “escrava do Senhor”, e permitir que a vontade divina acontecesse em sua
vida, sem objeções. Foi para Maria que se voltaram os olhares de Deus!
Tudo
quanto o anjo comunicara a Maria era grande demais para o seu entendimento, e
superava sua capacidade de pô-lo em prática. Abriu-se para ela uma perspectiva
nova, ao lhe ser prometida a assistência do Espírito Santo. Este seria a força
que lhe permitiria levar a bom termo a missão divina que lhe fora comunicada
pelo anjo. - (Padre Jaldemir
Vitório)
LEIA
A LITURGIA NA ÍNTEGRA
LITURGIA
DIÁRIA COMENTADA 08/12/2013
IMACULADA CONCEIÇÃO DE NOSSA SENHORA –
SOLENIDADE

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.