“Se não vos
converterdes” (Mt 18,3). Esforcemo-nos por ser associados à Paixão de Cristo e
por passar da morte à Vida enquanto ainda estamos neste corpo. Porque passar
por uma conversão, seja ela qual for, passar de um estado a outro, significa
para todo o homem o fim de qualquer coisa – deixar de ser o que era – e o
começo de outra – passar a ser o que não era.
Mas é
importante saber para que se morre e para que se vive, porque há uma morte que
dá Vida e uma morte que dá a morte. E é precisamente neste mundo efêmero que se
obtém uma ou outra: da qualidade dos nossos atos neste mundo depende a
diferença das retribuições eternas.
Morramos,
pois, para o demônio e vivamos para Deus; morramos para o pecado, para
ressuscitar para a justiça; que o ser antigo desapareça, para se elevar o novo
ser. Dado que, segundo a Palavra da Verdade, “ninguém pode servir a dois
senhores” (Mt 6,24), tomemos por Senhor, não aquele que faz tropeçar os que
estão de pé para os levar à ruína, mas Aquele que levanta os caídos para os
conduzir à Glória.
(S. Leão Magno, 20º Sermão sobre a Paixão, SC 74)
(S. Leão Magno, 20º Sermão sobre a Paixão, SC 74)
Enviado por: Robert (Duto Engenharia)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.