terça-feira, 19 de novembro de 2013

São Leão Magno: 20º Sermão sobre a Paixão

São Leão Magno: 20º Sermão sobre a Paixão

“Se não vos converterdes” (Mt 18,3). Esforcemo-nos por ser associados à Paixão de Cristo e por passar da morte à Vida enquanto ainda estamos neste corpo. Porque passar por uma conversão, seja ela qual for, passar de um estado a outro, significa para todo o homem o fim de qualquer coisa – deixar de ser o que era – e o começo de outra – passar a ser o que não era.

Mas é importante saber para que se morre e para que se vive, porque há uma morte que dá Vida e uma morte que dá a morte. E é precisamente neste mundo efêmero que se obtém uma ou outra: da qualidade dos nossos atos neste mundo depende a diferença das retribuições eternas.



Morramos, pois, para o demônio e vivamos para Deus; morramos para o pecado, para ressuscitar para a justiça; que o ser antigo desapareça, para se elevar o novo ser. Dado que, segundo a Palavra da Verdade, “ninguém pode servir a dois senhores” (Mt 6,24), tomemos por Senhor, não aquele que faz tropeçar os que estão de pé para os levar à ruína, mas Aquele que levanta os caídos para os conduzir à Glória.

(S. Leão Magno, 20º Sermão sobre a Paixão, SC 74)

Enviado por: Robert (Duto Engenharia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós.