Reflexão do 33º
Domingo do TC - C - Pe. César Augusto
“Para vós,
que temeis o meu nome, nascerá o sol de justiça, trazendo salvação em suas
asas.”
Esta frase de
Malaquias nos garante a vitória final em que, apesar de vermos o triunfo do
mal, o bem será o triunfador.
Mas para que
a justiça triunfe ainda neste mundo, será necessário que trabalhemos com fé,
esperando uma sociedade nascida do trabalho daqueles que atuam em seu favor e
da liberdade. Cada gesto, por menor que seja, mas que demonstre resistência ao
mal e adesão ao bem das pessoas, é uma pequena vitória dos justos.
No Evangelho,
temos uma página de estilo apocalíptico, isto é, uma linguagem aparentemente
incompreensível, mas que fortifica a esperança na ação de Deus.
É-nos
proposta uma resistência inteligente que desmonta os sistemas que geram
opressão e morte. Jesus fala da destruição do Templo de Jerusalém. O Templo
representa a antiga aliança e como tudo que é antigo, também ele sofrerá
destruição, não ficará pedra sobre pedra, mas os amados de Deus ficarão
incólumes e nem um fio de cabelo de sua cabeça se perderá. O antigo será
destruído, se perderá porque o novo será o eterno, mesmo que se desenvolva de
modo discreto, simples, ele permanecerá.
Também nós
enfrentamos dificuldades em nossa vida, em nosso dia a dia e ficamos muito
tristes e preocupados porque perdemos coisas que foram duramente conquistadas e
parecem desaparecer para sempre.
Nesse momento
surge Jesus, a fé na vida, e nos diz que é necessário permanecer firmes, que
será desse modo que ganharemos a vida.
Estamos no
final do Ano Litúrgico. No próximo domingo celebraremos Cristo Rei do Universo.
Tivemos mais um ano para crescer no conhecimento do amor de Deus, no aumento da
fé, da esperança e da caridade. Neste momento poderemos fazer uma avaliação de
como nos portamos face à Misericórdia de Deus, que nos deu mais um ano para
crescermos na fé.
Deixamo-nos
impressionar pelos eventos apocalípticos de em nossa vida? Ficamos assustados
com as atitudes desconcertantes de algumas pessoas? Somos dependentes da
aprovação das pessoas?
O Senhor nos
manda permanecermos firmes, isto é, firmes na fé em suas palavras de esperança
e de fé na vida!
Texto: Pe.
César Augusto dos Santos SJ
Fonte: Rádio
Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.