EVANGELHO DO DIA 09/11/2013
Estava próxima a Páscoa dos judeus e
Jesus subiu a Jerusalém. No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e
pombas e os cambistas que estavam aí sentados. Fez então um chicote de cordas e
expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e
derrubou as mesas dos cambistas. E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isto
daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” Seus discípulos
lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me
consumirá”.
Então os judeus perguntaram a Jesus:
“Que sinal nos mostras para agir assim?” Ele respondeu: “Destruí este Templo, e
em três dias o levantarei”. Os Judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram
precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?” Mas
Jesus estava falando do Templo do seu corpo. Quando Jesus ressuscitou, os
discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na
palavra dele. - Palavra da Salvação.
Comentando o Evangelho (Padre Jaldemir Vitório / Jesuíta): No evangelho de João percebe-se uma exaltação dos samaritanos e uma
censura aos judeus. Assim, por um lado, temos a narrativa do diálogo de Jesus
com a mulher samaritana, em pleno dia, à beira do poço, que termina com todos
os moradores desta região da Samaria vindo aclamar Jesus, professando nele sua
fé. Por outro lado, Nicodemos, um dos chefes dos fariseus, vem conversar com
Jesus, ocultando-se na penumbra da noite, e não entende a sua mensagem.
O evangelho de hoje menciona que estava
próxima a Páscoa "dos judeus", dando a entender que Jesus se
distancia do sistema religioso que a promove, sediado em Jerusalém. Nesta
primeira viagem de Jesus a Jerusalém o destaque é a perda de sentido do Templo.
Em vez de lugar de oração, o Templo tornou-se um lugar de comércio e exploração
do povo piedoso. A situação não era nova, pois o profeta Jeremias, muito tempo
antes, já fizera tal denúncia (Jr 7,11).
O culto no Templo, com o acesso de
multidões de peregrinos durante o ano, era fonte de riqueza para o comércio em
Jerusalém e, principalmente para a casta religiosa, que recolhia imensos
valores como dízimos, ofertas, e sacrifícios dos fieis. O Templo, desde sua
primeira construção por Salomão, tinha um anexo, o Tesouro (ou Gazofilácio),
onde eram acumuladas estas riquezas. Com Jesus a presença de Deus não está no
Templo, mas sim no próprio Jesus e em cada membro da comunidade (segunda
leitura) que vive o serviço e a partilha, com amor e misericórdia.
LEIA
A LITURGIA NA ÍNTEGRA
LITURGIA DIÁRIA COMENTADA 09/11/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.