Arquidiocese de Fortaleza: Ano da Esperança
Após vivermos o ANO DA FÉ, instituído pelo Papa Bento XVI e
neste mês concluído pelo Santo Padre o Papa Francisco, estaremos em nossa
Arquidiocese de Fortaleza dando continuidade ao triênio de preparação para a
comemoração dos 100 anos de existência da Arquidiocese de Fortaleza, Igreja que
deu origem às demais 8 dioceses que existem no Ceará e fazem conjuntamente a
Província Eclesiástica de Fortaleza.
Este segundo ano será para nós o ANO DA ESPERANÇA.
Juntamente com as virtudes da FÉ e da CARIDADE são as
chamadas “virtudes teologais” – forças da graça divina que é dada por Deus aos
que, crendo em Cristo são renascidos pelo banho batismal. Virtudes, pois são
forças constitutivas da ação de Deus nas pessoas, teologais por sua origem e
modo de ser divinos: são a atuação da própria vida divina concedida às pessoas
humanas.
Assim encontramos no Catecismo da Igreja Católica, resumo
condensado das doutrinas da Fé Católica: “1812.As virtudes humanas se fundam
nas virtudes teologais que adaptam as faculdades do homem para que possa
participar da natureza divina. Pois as virtudes teologais se referem
diretamente a Deus. Dispõem os cristãos a viver em relação com a Santíssima
Trindade e têm a Deus Uno e Trino por origem, motivo e objeto. 1813.As virtudes
teologais fundamentam, animam e caracterizam o agir moral do cristão. Informam
e vivificam todas as virtudes morais. São infundidas por Deus na alma dos fiéis
para torná-los capazes de agir como seus filhos e merecer a vida eterna. São o
penhor da presença e da ação do Espírito Santo nas faculdades do ser humano. Há
três virtudes teologais: a fé, a esperança e a caridade.”
Para aprofundarmos nosso conhecimento e vivência da vida em
Cristo, a vida cristã, o Santo Padre Emérito, Bento XVI, deu à Igreja três
grandes Cartas, uma sobre cada uma das virtudes teologais: “Deus Caritas est –
Deus é Caridade” – sobre a virtude da Caridade; “Spe Salvi – Salvos pela
Esperança” – sobre a virtude da Esperança.
A terceira grande Carta ele a fez juntamente com o Santo
Padre Francisco, dando à Igreja um documento fruto de seus estudos e da
comunhão dos pastores: “Lumen Fidei – A luz da Fé” – sobre a virtude da Fé.
Com estes ensinamentos fundamentais o Pastor maior da Igreja
Católica, em seu ministério de confirmar os irmãos na fé cristã, apascentando o
rebanho de Cristo em todo o mundo, quer propor a todos uma renovação
fundamental da vida no encontro com Cristo e seu seguimento, bem como na missão
que do Senhor todos os discípulos recebem.
“Pela fé, “o homem livremente se entrega todo a Deus. Por
isso o fiel procura conhecer e fazer a vontade de Deus. “O justo viverá da fé”
(Rm 1,17). A fé viva “age pela caridade” (Gl 5,6).(CIC 1814).
“A virtude da esperança responde à aspiração de felicidade
colocada por Deus no coração de todo homem; assume as esperanças que inspiram
as atividades dos homens; purifica-as, para ordená-las ao Reino dos Céus;
protege contra o desânimo; dá alento em todo esmorecimento; dilata o coração na
expectativa da bem-aventurança eterna. O impulso da esperança preserva do
egoísmo e conduz à felicidade da caridade.(CIC 1818).
“O exercício de todas as virtudes é animado e inspirado pela
caridade, que é o “vinculo da perfeição” (Cl 3,14); é a forma das virtudes,
articulando-as e ordenando-as entre si; é fonte e termo de sua prática cristã.
A caridade assegura purifica nossa capacidade humana de amar, elevando-a à
feição sobrenatural do amor divino.”(CIC 1827).
Vamos assim no encaminhar para o segundo ano de preparação
jubilar centenária da Arquidiocese de Fortaleza, nos passos orientados pelo Bom
Pastor através de seus apóstolos na missão do Evangelho para todo o mundo.
Vivamos o ANO DA ESPERANÇA.
Nossa própria celebração jubilar se propõe: ARQUIDIOCESE DE
FORTALEZA – 100 ANOS: Nova Evangelização para novos tempos.
Assim o Papa Francisco enviou os jovens ao mundo inteiro,
com as palavras de Jesus: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt
28,19). A todos nos tem enviado para as “periferias existenciais” para levar
Jesus a quem dele tanto necessita.
Vamos, então, discípulos missionários do Senhor!
Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques
Arcebispo Metropolitano de Fortaleza
Fonte: Arquidiocese de Fortaleza
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.