Beatificados 522 mártires. Papa: "Mundo se liberte de
toda violência"
Papa Francisco participou via satélite neste domingo, 13, da
maior beatificação coletiva da história da Igreja. A cerimônia em que foram
beatificados 522 mártires em 'odium fidei' se realizou em Tarragona, na região
espanhola da Catalunha, e foi presidida pelo Prefeito da Congregação para as
Causas dos Santos e representante do Papa, Cardeal Angelo Amato. Cerca de
trinta mil pessoas participaram da celebração.
Francisco inicia sua mensagem com o tradicional ‘bom dia’ e
prossegue em seu estilo, dirigindo aos presentes a pergunta “Quem são os
mártires?”, que respondeu:
“São cristãos conquistados por Cristo, discípulos que
aprenderam bem o sentido do ‘amar até o extremo’, que levou Jesus à Cruz. Não
existe ‘amor a prestação’, 'amor a porção’. Quando se ama, se ama até o fim”,
explica Francisco.
Na mensagem, o Papa reflete sobre o ‘sentido’ de ser mártir:
“É preciso sempre morrer um pouco para sairmos de nós mesmos, do nosso egoísmo,
do nosso bem-estar, de nossa preguiça, de nossas tristezas e nos abrir a Deus,
aos outros e especialmente aos que mais necessitam de nós”.
“Imploremos a intercessão dos mártires para sermos cristãos
concretos, cristãos de obras e não de palavras; para não sermos cristãos
medíocres, cristãos ‘envernizados’ de cristianismo, mas sem substância. Peçamos
aos mártires ajuda para mantermos sólida a nossa fé a fim de que, em meio às
dificuldades, sejam fermento de esperança e artífices de fraternidade e
solidariedade”.
Também na oração mariana do Angelus, na Praça São Pedro, o
Papa homenageou os “mártires assassinados por sua fé durante a guerra civil
espanhola da década de trinta do século passado”:
“Louvamos o Senhor por estas corajosas testemunhas e por sua
intercessão, suplicamos que liberte o mundo de todas as violências” – disse
Francisco.
Fonte: news.va
news.va/pt/news/beatificados-522-martires-papa-mundo-se-liberte-de
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.