Papa Francisco – “Somos todos iguais na Fé”
Foi uma Praça de São Pedro repleta de dezenas de milhares de
peregrinos que acolheu nesta manhã o Papa Francisco para a audiência geral
desta quarta-feira. Nesta o Santo Padre retomou as catequeses sobre a Igreja
neste Ano da Fé. Começou por dizer que de entre as imagens que o Concílio
Vaticano II escolheu para nos fazer perceber melhor a natureza da Igreja está
aquela da Mãe: a Igreja é nossa Mãe na Fé. É esta uma das imagens mais usadas
pelos Pais da Igreja nos primeiros séculos e, segundo o Papa Francisco, talvez
possa ser útil também para nós. E, assim, o Santo Padre partiu da realidade da
maternidade e perguntou: “o que faz uma mãe?”
“Em primeiro lugar, uma mãe gera a vida. Assim também faz a
Igreja, que no batismo nos gera como filhos de Deus, nos gera na fé.”
Ensina-nos a dizer “eu creio”, porque um cristão não é uma ilha e não é gerado
em “laboratório”, pois a fé é um dom de Deus que nos é dado na Igreja e através
da Igreja. E a Igreja dá-nos a vida na Fé no Batismo.
Foi neste momento que o Papa Francisco se dirigiu à
multidão, perguntando quantos cristãos se lembravam da data do Batismo,
recordando que esta é a data em que a “Igreja nos gerou”. E deu “uma tarefa”
aos fiéis presentes, que, ao voltarem para casa, procurassem saber a data do
próprio Batismo, para recordá-la no coração e festejá-la.
Além de dar a vida, uma mãe também nutre os seus filhos,
dá-lhes educação e corrige-os. “Uma boa mãe ajuda os filhos a saírem de si
mesmos, a não permanecerem comodamente sob as asas maternas, como uma ninhada de
pintainhos sob as asas da galinha.”
“A Igreja, como boa mãe, faz a mesma coisa: acompanha o
nosso crescimento, transmitindo a Palavra de Deus e administrando os
sacramentos. Nutre-nos com a Eucaristia, oferece-nos o perdão de Deus e
ampara-nos nos momentos de doença.”
Por último, o Papa Francisco lembrou que, ainda que a Igreja
forme os cristãos, Ela também é formada por eles. “Ela não é diferente de nós
mesmos, mas é vista como a totalidade dos fiéis: eu, tu, ele, nós somos parte
da Igreja. “Às vezes, – diz o Papa Francisco – ouço: acredito em Deus, mas não
na Igreja. Não acredito naquele padre. Mas a Igreja não são só os padres.”
Desta forma, o Papa Francisco reforçou a ideia da Igreja que
somos: Todos iguais através do batismo! Desta forma, alguém que diz acreditar
em Deus mas não acredita na Igreja... não acredita em si próprio, porque todos
somos Igreja.
Dirigindo-se aos grupos presentes na Praça, o Papa saudou
também os de língua portuguesa, de modo especial os brasileiros das Dioceses de
Piracicaba, Serrinha e Colatina que se fizeram acompanhar pelos seus Bispos.
(RS)
Fonte: News.va
news.va/pt/news/somos-todos-iguais-na-fe-papa-francisco-na-audienc
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.