Papa Francisco: "anunciar Cristo sem temor e
vergonha"
Os cristãos são chamados a anunciar Jesus sem medo, sem
vergonha e sem triunfalismo. Foi o que disse o Papa Francisco na Missa esta
manhã na Casa Santa Marta. O Papa sublinhou o risco de se tornar cristãos sem
Ressurreição e reiterou que Cristo é sempre o centro e a esperança da nossa
vida.
Jesus é o Vencedor, Aquele que venceu a morte e o pecado. O
Papa Francisco desenvolveu a sua homilia, inspirando-se nas palavras de Jesus
na Carta de São Paulo aos Colossenses. Para todos nós, disse o Papa, São Paulo
aconselha de caminhar com Jesus “porque Ele venceu, caminhar n’Ele arraigados e
edificados n’Ele, sobre esta vitória, firmes na fé”. Este é o ponto chave,
ressaltou: “Jesus ressuscitou”. Mas, - continuou -, nem sempre é fácil
entender. O Papa recordou, por exemplo, que quando São Paulo falou aos gregos
em Atenas foi ouvido com interesse até quando ele falou da Ressurreição. “Isso
nos faz ter medo, melhor deixá-la lá”. Um episódio que nos questiona também
hoje:
“Há tantos cristãos sem Ressurreição, cristãos sem o Cristo
Ressuscitado: acompanham Jesus até o sepulcro, choram, eles o amam muito, mas
até ali. Pensando nessa atitude dos cristãos sem o Cristo Ressuscitado, eu
encontrei três tipos de cristãos, mas existem muitos outros: os temerosos, os
cristãos temerosos; os vergonhosos, aqueles que têm vergonha; e os
triunfalistas. Esses três não se encontraram com Cristo Ressuscitado! Os
temerosos: são aqueles da manhã da Ressurreição, os discípulos de Emaús... vão
embora, eles têm medo”.
Os Apóstolos, recordou o Papa, se fecham no Cenáculo, com
medo dos judeus, também Maria Madalena chora porque levaram embora o Corpo do
Senhor. “Os temerosos - advertiu - são assim: eles têm medo de pensar na
Ressurreição”. É como, - observou o Papa -, se eles permanecessem “na primeira
parte do texto”, “temos medo do Ressuscitado”. Há também os cristãos vergonhosos.
“Confessar que Cristo ressuscitou – constatou o Santo Padre - dá um pouco de
vergonha neste mundo que “vai tão longe nas ciências”. Para esses cristãos,
Paulo disse para que tenham cuidado para que ninguém seja alvo de filosofias e
de vazias sutilezas inspiradas na tradição humana. Estes, - disse ainda o Papa
- , “têm vergonha” de dizer que “Cristo, com a sua carne, com as suas feridas
ressuscitou”. Por fim, há os cristãos que “em seus corações, não acreditam no
Senhor ressuscitado e querem eles fazer uma ressurreição mais majestosa do que
aquela verdadeira”. São os cristãos “triunfalistas”:
“Eles não conhecem a palavra ‘triunfo’, somente dizem
'triunfalismo', porque têm como que um complexo de inferioridade e querem fazer...
Quando olhamos para estes cristãos, com tantas atitudes triunfalistas, em suas
vidas, em seus discursos e em sua pastoral, na Liturgia, tantas coisas assim, é
porque no mais íntimo eles não acreditam profundamente no Ressuscitado. E Ele é
o Vencedor, o Ressuscitado. Ele venceu. Por esta razão, sem temor, sem medo,
sem triunfalismo, apenas observando o Senhor Ressuscitado, sua beleza, até
mesmo colocando os dedos nas chagas e a mão no costado”.
“Essa - acrescentou - é a mensagem que hoje Paulo nos dá”:
Cristo “é tudo”, é a totalidade e a esperança, “porque é o Esposo, o Vencedor”.
O Evangelho de hoje, - disse ainda o Papa -, nos mostra uma multidão de pessoas
que vai ouvir Jesus e há muitas pessoas doentes que tentam tocá-lo, porque
d’Ele “saía uma força que curava todos”:
“A nossa fé, a fé no Ressuscitado: que venceu o mundo! Vamos
em direção a Ele e deixemo-nos, como esses enfermos, ser tocadas por Ele, pela
sua força, porque Ele é de carne e ossos, não é uma ideia espiritual que vai...
Ele está vivo. Ele Ressuscitou. E assim venceu o mundo. Que o Senhor nos dê a
graça de compreender e viver estas coisas”. (SP)
Fonte: Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.