LITURGIA
DIÁRIA 20/09/2013
Comentando o Evangelho (Padre Jaldemir Vitório /
Jesuíta): Para aceitar as mulheres como servidoras do Reino foi preciso que
Jesus superasse a mentalidade judaica a qual as considerava espiritual e
moralmente inferiores aos homens. Por isso, indignas de receberem instrução
religiosa semelhante aos homens e, muito menos, tornar-se discípulas de um
mestre que se prezasse. O gesto de Jesus, que aceitou a colaboração das
mulheres ao lado dos Doze, era uma prova evidente de que reconhecia a dignidade
das mulheres, colocando-as no mesmo nível espiritual e moral dos homens. As
seguidoras do Mestre eram movidas por um profundo senso de gratidão. Todas
tinham feito a experiência da misericórdia de Jesus, uma vez que "foram
curadas de espíritos malignos e de enfermidades". Pôr-se a serviço de
Jesus e, por extensão, a serviço dos mais necessitados, era a forma melhor de
se mostrarem agradecidas. De Maria Madalena afirma-se terem sido expulsos sete
demônios, isto é, fora curada de uma doença extremamente grave. Tendo sido
salva da morte, colocou-se a serviço da vida. Estas mulheres demonstraram a
Jesus uma fidelidade a toda prova. Estiveram junto dele até a cruz, quando os
discípulos, abandonando o Mestre, puseram-se em fuga. E, assim como foram
testemunhas da crucifixão, serão também as primeiras testemunhas da
ressurreição. Quem manifestou maior amor por Jesus, teve o privilégio de
experimentar, antes dos discípulos, a alegria de sabê-lo ressuscitado. LEIA NA
ÍNTEGRA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.