JMJ - A Igreja de Jesus se renova a cada dia
JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
A Igreja de Jesus se renova a cada dia
Em 1984 o nosso querido Beato João Paulo II como sempre
inspirado pelo Espírito Santo, acreditou na força da juventude que se
encontrava reunida em Roma no Domingo de Ramos e lançou a proposta de um
encontro mundial com duração de uma semana, onde o jovem pudesse refletir sobre
a doutrina católica em um evento que tivesse no conteúdo, palestras de
formação, momentos e oração e Adoração, celebração da Santa Missa e muita
cultura católica com música e teatro, tudo isso para o jovem saber que para
fazer parte do time de Jesus, não precisa e não pode ser triste, pois como
disse o santo Papa no inicio de seu pontificado: “...um mundo melhor está numa
juventude sadia, com valores, responsável, e acima de tudo voltada para Deus e
para o próximo”, “Vocês jovens, são a esperança do Papa, a esperança da Igreja”.
Sob as bênçãos do Cristo Redentor realizou-se a segunda
maior jornada em número de participantes 3,7 milhões de jovens, jovens com
menos de um ano e jovens com mais de oitenta. Parabéns a juventude católica de
todas as idades. Cristo ontem, hoje e sempre; jovens ontem, hoje e sempre.
A presença do representante de Cristo em nossa nação causou
comoção geral, de católicos e não católicos, não só pelo que ele representa,
mas pelos ensinamentos recebidos, principalmente quando os mesmos são
transmitidos mais com gestos que com palavras.
O Papa Francisco durante a jornada nos fez um convite de
tomada de posição, sermos autênticos seguidores de Jesus nos confiando à ação
do Espírito Santo: “Todo cristão é chamado a ser corajoso na sua fraqueza,
reconhecer sua fragilidade e fugir das ocasiões de pecado, sem olhar para
trás”. “Não devemos ter medo, mas confiar no Senhor!”
Inflamados por tão grande momento de espiritualidade devemos
agora dar continuidade a missão evangelizadora, fazer brotar em nossas paróquias
e comunidades, um ardor que contagie todos os católicos, que aqueça os
corações, que traga vida nova e esperança aqueles que se encontram a margem da
sociedade, ser luz para os que não enxergam Cristo, revelar aos excluídos que
eles não foram abandonados, que existe um Deus de amor que deseja vida plena
para todos, mas não devemos esquecer o exemplo de Jesus, missão se faz mais com
gestos que com palavras.
Para que a nossa palavra não seja vazia é preciso nos encher
de Deus; só podemos ser fiel quando amamos, e só amamos verdadeiramente a quem
conhecemos, por isso é necessário conhecer Deus na intimidade, busca-Lo na
Sagrada Escritura, na Eucaristia, nos momentos de formação da paróquia. Antes
de falar de Deus é preciso falar com Deus. São Josemaría Escrivá dizia: “nossa
vida de apóstolo vale o que vale a nossa oração”.
Pe. Rivaldo Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.