Convido você a refletir sobre os milagres, mas antes peço
que recorde as palavras de Jesus: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém
ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele
comigo” (Ap 3,20). Faço esse convite preliminar exatamente porque, para os
milagres acontecerem em nossa vida é necessário estar aberto, desarmado,
desprovido de ressalvas, “tanto para o que vamos ouvir”, quanto para “de quem
vamos ouvir”.
É comum ouvirmos nos dias atuais a expressão: “Milagres não
mais acontecem nos nossos dias”; é comum, mas não é correto, principalmente
quando escutamos sair justamente da boca de pessoas que vivem a realidade da
igreja, da comunidade e de grupos de oração.
Deus sempre está disposto a operar milagres, Ele caminha ao nosso lado, ouvindo o nosso desabafo, vendo as nossas necessidades e duvidas da mesma forma que Jesus caminhou com os discípulos de Emaús. É certo dizer que algumas vezes barramos o milagre? Vejamos o que aconteceu no caminho para Emaús; os discípulos andavam e falavam sobre “tudo”, podemos entender que quem fala sobre tudo não focaliza o principal, também podemos deduzir que quem não sabe para onde ir, todo caminho é bom, basta ver que eles levaram um dia inteiro para percorrer “onze quilômetros”. Será que muitas vezes não fazemos a mesma coisa diante de uma dificuldade, caminhamos a esmo, sem focar na solução e em quem pode trazer a solução.
Deus sempre está disposto a operar milagres, Ele caminha ao nosso lado, ouvindo o nosso desabafo, vendo as nossas necessidades e duvidas da mesma forma que Jesus caminhou com os discípulos de Emaús. É certo dizer que algumas vezes barramos o milagre? Vejamos o que aconteceu no caminho para Emaús; os discípulos andavam e falavam sobre “tudo”, podemos entender que quem fala sobre tudo não focaliza o principal, também podemos deduzir que quem não sabe para onde ir, todo caminho é bom, basta ver que eles levaram um dia inteiro para percorrer “onze quilômetros”. Será que muitas vezes não fazemos a mesma coisa diante de uma dificuldade, caminhamos a esmo, sem focar na solução e em quem pode trazer a solução.
É notório que anulamos o milagre justamente por não darmos
credito ao portador do mesmo. Vejamos mais uma vez o que aconteceu em Emaús. O
próprio Jesus caminhou ao lado deles, eles
reconheceram? Não! Jesus quis até interagir, e o que foi que eles disseram;
“quem és tu que nada sabe”. O que
aconteceu com os discípulos de Emaús infelizmente é algo que é corriqueiro em
nossos dias, se alguém famoso ou uma pessoa por quem temos uma profunda
gratidão nos fala, somos todo ouvido; em contrapartida, se a pessoa que nos
fala é alguém comum ou um completo desconhecido... A história é completamente
diferente, somos tendenciosos a fechar o coração, perder tempo buscando
compreender o que nos é apresentado, seria desnecessário. Preferimos voltar o
rosto a uma completa indiferença.
Jesus fala para nós a mesma coisa que falou aos discípulos:
“Como vocês custam para entender, e como
demoram para acreditar em tudo o que os profetas falaram!” (Lc 24,25). Como
somos céticos quando o assunto é milagre, queremos sim que o milagre aconteça,
até dedicamos boa parte da nossa oração suplicando o milagre, acontece que na
nossa ânsia, esquecemo-nos de pedir a Deus que nos prepare para recebê-lo.
Milagres acontecem sim, porque essa é a vontade de Deus,
acontecem por pura misericórdia D’aquele que nos amou primeiro, D’aquele que
nos reservou desde toda a eternidade; só que na maioria das vezes ele vem
disfarçado, ele vem não do jeito que pedimos, ele vem sim, mas não através do
portador que esperávamos, e ai por não termos a intimidade necessária com Deus
para vislumbrarmos a Sua presença no irmão portador do milagre, deixamos a
graça passar.
Santo Irineu dizia que “Deus é a glória do homem e o homem é
o compêndio das obras de Deus”, já Einstein afirmava que “só há duas maneiras
de viver a vida: a primeira é vivê-la como se os milagres não existissem. A segunda
é vivê-la como se tudo fosse milagre”. Diante dessas verdades ouso perguntar:
Porque é tão difícil acreditar no Deus que vive dentro de cada irmão,
e que o milagre de Deus passa pela mão desse irmão?
Texto: Ricardo e Marta
CATÓLICOS
COM JESUS: GRAÇA E PAZ
Se desejar receber nossas atualizações
de uma forma rápida e segura, por favor,
faça sua assinatura, é grátis.
Acesse nossa pagina: www.catolicoscomjesus.com e cadastre seu e-mail para recebimento
automático, obrigado.
Fique com Deus e
sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a
Santa Igreja Católica
Lindo texto sobre milagres vale muito ler.
ResponderExcluir