domingo, 26 de maio de 2013

Para uma Igreja serva humilde e fraterna - L'osservatore Romano

Para uma Igreja serva humilde e fraterna - L'osservatore Romano

O Papa convidou os bispos italianos a libertarem-se dos «pesos que impedem uma celeridade apostólica sadia» e a porem-se «diante do rebanho» como guias «sem hesitações». Mas exortou-os também a saber ficar «no meio» e «atrás da grei», «compartilhar com os humildes», «pôr de lado qualquer forma de arrogância», ajudar as pessoas que lhe são confiadas, em particular os sacerdotes.


 
A ocasião foi proporcionada pelo encontro da tarde de quinta-feira 23 de Maio na basílica de São Pedro, para renovar a profissão de fé com todo o episcopado italiano. Na meditação dirigida aos prelados o Papa pediu-lhes que «tornem reconhecível a nossa voz, quer por parte de quantos abraçaram a fé» quer por aqueles que ainda «não fazem parte deste redil». E recordou que «a falta de supervisão torna o pastor tíbio; distraído, esquecido e até intolerante; sedu-lo com a perspectiva da carreira, a atração do dinheiro e os compromissos com o espírito do mundo; torna-o indolente, transformando-o num funcionário, num clérigo de estado mais preocupado consigo mesmo do que com a organização e com as estruturas, e não com o verdadeiro bem do Povo de Deus».

Estar «no meio» do rebanho, acrescentou o Pontífice, exige sobretudo a capacidade «de escutar a história silenciosa de quem sofre e de apoiar od passos de quem vacila».

Para concluir foi recitada a oração à Virgem: «Desperta-nos - invocou o Papa - do torpor da indolência, da mesquinhez e do derrotismo. Reveste os pastores daquela compaixão que unifica e integra: descobriremos a alegra de uma Igreja serva, humilde e fraterna».

Fonte: L'osservatore Romano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós.