terça-feira, 21 de maio de 2013

Papa Francisco: Uma Igreja que vai ao encontro de todos

Papa Francisco: Uma Igreja que vai ao encontro de todos

Aos movimentos, às novas comunidades, às associações e às agregações laicais o Papa Francisco propõe, na festa de Pentecostes, uma Igreja aberta ao encontro com todos, sem medo. No dia a eles dedicado no Ano da fé, o Pontífice encontra por duas vezes no espaço de poucas horas os protagonistas destas realidades eclesiais que vieram em grande número à Praça de São Pedro.

Durante a vigília de oração, presidida no sábado à tarde, o bispo de Roma fala prolongadamente respondendo a quatro perguntas sobre os temas da fé e do testemunho pessoal. «Prefiro muito mais uma Igreja acidentada – disse – do que uma Igreja doente por fechamento». Eis então a exortação a «sair», porque há necessidade de testemunhas autênticas e não de «cristãos engomados, que falam de coisas teológicas enquanto tomam chá, tranquilos».

 
De resto – observou, recordando a presença de Paul Batthi, irmão do ministro paquistanês Shabbaz morto em 2011 - «há mais mártires hoje do que nos primeiros séculos da Igreja». E no dia seguinte celebrando a missa dominical o Papa voltou a falar sobre estes temas na homilia, exortando a ser «abertos às surpresas de Deus». Por fim, no Regina caeli, fez um balanço dos dois dias definindo-os uma «festa da fé, um renovado Pentecostes que transformou a Praça de São Pedro num Cenáculo ao ar livre».

Fonte: L’Osservatore Romano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós.