"Quem possui o amor de Deus, nele
encontra tanta alegria que cada amargura se transforma em doçura e cada grande
peso se torna leve. E isto não nos deve surpreender porque, vivendo na
caridade, vive-se em Deus". (Catarina de Sena)
HAGIOGRAFIA: Santa Catarina era apenas uma irmã leiga da
Ordem Terceira Dominicana. Mesmo analfabeta, talvez tenha sido a figura
feminina mais impressionante do cristianismo do segundo milênio. Nasceu em 25
de março de 1347, na aldeia de Fontebranda, Sena/Itália. Filha do tintureiro
Giacomo di Benincasa e de Mona Lapa era a 24ª dos vinte e cinco filhos do
casal. Fica fácil imaginar a infância conturbada que Catarina teve. Além de não
poder estudar, cresceu franzina, fraca e viveu sempre doente. Mas, mesmo que
não fosse assim tão debilitada, certamente a sua missão apostólica a teria
fragilizado. Carregava no corpo os estigmas da Paixão de Cristo.
Desejando seguir o
caminho da perfeição, aos sete anos de idade consagrou sua virgindade a Deus.
Tinha visões durante as orações contemplativas e fazia rigorosas penitências,
mesmo contra a oposição familiar. Aos quinze anos, Catarina ingressou na Ordem
Terceira de São Domingos. Durante as orações contemplativas, envolvia-se em
êxtase, de tal forma que só esse fato possibilitou que convertesse centenas de
almas durante a juventude. Já adulta e atuante, começou por ditar cartas ao
povo, orientando suas atitudes, convocando para a caridade, o entendimento e a
paz. Foi então que enfrentou a primeira dificuldade que muitos achariam impossível
de ser vencida: o cisma católico.
Dois papas
disputavam o trono de Pedro, dividindo a Igreja e fazendo sofrer a população
católica em todo o mundo. Ela viajou por toda a Itália e outros países, ditou
cartas a reis, príncipes e governantes católicos, cardeais e bispos, e
conseguiu que o papa legítimo, Urbano VI, retomasse sua posição e voltasse para
Roma. Fazia setenta anos que o papado estava em Avignon e não em Roma, e a
Cúria sofria influências francesas.
Outra dificuldade,
intransponível para muitos, que enfrentou serenamente e com firmeza, foi a
peste, que matou pelo menos um terço da população européia. Ela tanto lutou
pelos doentes, tantos curou com as próprias mãos e orações, que converteu mais
algumas centenas de pagãos. Suas atitudes não deixaram de causar perplexidade
em seus contemporâneos. Estava à frente, muitos séculos, dos padrões de sua
época, quando a participação da mulher na Igreja era quase nula ou inexistente.
Em meio a tudo
isso, deixou obras literárias ditadas e editadas de alto valor histórico,
místico e religioso, como o livro "Diálogo sobre a Divina
Providência", lido, estudado e respeitado até hoje. Catarina de Sena
morreu no dia 29 de abril de 1380, após sofrer um derrame aos 33 anos de idade.
Sua cabeça está em Sena, onde se mantém sua casa, e seu corpo está em Roma, na
Igreja de Santa Maria Sopra Minerva. O Papa Pio II, a 29 de Junho de
1461, elevou-a as honras dos altares e foi declarada "doutora da Igreja" pelo papa Paulo VI em 4 de Outubro de 1970.
“É obrigação
de todos edificar os demais com uma vida boa, santa e honesta, devemos suportar
tudo, porque o sofrimento é pequeno e a recompensa é grande. Por amor Deus os
criou, sem amor não podeis viver. O amor por Deus e pelo próximo é uma só coisa.
É na adversidade que se prova ter paciência e amor. O orgulho é a raiz de todos
os vícios, o demônio é fraco e nada pode além daquilo que Eu lhe permita. Nesta
vida ninguém vive sem cruz. Todo mal é ausência de amor. Deus não deu todas as
qualidades e nem deixou ninguém sem nenhuma qualidade. Por isso precisamos um
dos outros”. (Catarina de Sena)
ORAÇÃO:
Catarina de Sena, irresistível Santa,
à força de tua palavra não resistem os corações dos
pecadores
e alcançam o Reino dos céus,
pela tua fé ardente e pela tua insistente oração.
Como outrora, faça sentir hoje o poder de tua intercessão,
para fortalecer a frágil paz entre os homens,
libertar as vítimas das injustiças e todos os oprimidos
por qualquer adversidade.
Conforta e cura os que sofrem dos males do corpo e da alma.
Roga a Jesus Cristo, Supremo Pastor, pela paz de todo o
mundo,
pela unidade e fidelidade do Povo de Deus, a Igreja.
Finalmente, se recorda também de mim,
que te invoco com fé, sabendo que nunca abandonas na
dificuldade,
os que te consideram como mãe e mestra. Amém
Santa Catarina, rogai por nós!
Ladainha
de Santa Catarina de Sena
http://www.catolicoscomjesus.com/2014/04/ladainha-de-santa-catarina-de-sena.html
Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.