Quem não aceita a intercessão dos Santos não “conhece” a Bíblia – Parte I
As Sagradas Escrituras nos ensinam que todos os batizados foram revestidos de Cristo e, tornando-se um com ele, são membros do seu Corpo Místico, que é a Igreja. Ser cristão é estar incorporado em Nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitado: “Todos vós, que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo… pois todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,27); “Vós sois o corpo de Cristo e sois seus membros, cada um por sua parte” (1Cor 12,27); “Nós somos muitos, mas formamos um só corpo em Cristo” (Rm 12,27).
A união nossa com Cristo é tão forte e real, tão concreta e verdadeira, que São Paulo fala que o cristão é batizado (= mergulhado) em Cristo, no Cristo, dentro de Cristo: “Não sabeis que todos os que fomos batizados em Cristo Jesus, é na sua morte que fomos batizados?… Porque se nos tornamos uma só coisa com ele por uma morte semelhante à sua, seremos uma só coisa com ele também por uma ressurreição semelhante à sua” (Rm 6,3-9). A vida dos bem-aventurados no céu – e também já aqui na terra a vida de cada batizado – é vida em Cristo: “A graça de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6,23).
A ele estamos unidos como os ramos à videira, de tal modo que vivemos da sua mesma vida: “Eu sou a verdadeira videira e meu Pai é o agricultor… Permanecei em mim, como eu em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanece na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele produz muito fruto; porque sem mim, nada podeis fazer” (Jo 15,1.4-5).
O católico é aquele que permanece em Cristo, que vive não mais por si mesmo, mas por Cristo. A vida nova da qual vivem os católicos é o próprio Espírito do Senhor Jesus ressuscitado, recebido no batismo: “Aquele que se une ao Senhor, constitui com ele um só Espírito” (1Cor 6,17); “Pois fomos todos batizados num só Espírito para ser um só corpo… e todos bebemos de um só Espírito” (1Cor 12,13).
De tal modo isto é verdadeiro, real, que São Paulo exclamava: “Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20); “Para mim o viver é Cristo…” (Fl 1,23).
Cristo está de tal modo presente no verdadeiro católico e este é de tal modo enxertado em Cristo e nele incorporado, que fazia o Apóstolo afirmar: “A vossa vida está escondida com Cristo em Deus” (Cl 3,2).
Aparece assim claramente que os batizados – particularmente os que estão na Glória, ou seja, os Santos – são uma só coisa com Cristo, estão em Cristo, foram «conformados» com Cristo, são membros de Cristo, que é Cabeça de todos. Não há, para aqueles que estão na Glória, outra vida que não a de Cristo e em Cristo!
Fonte: Assoc. Apostolado do Sagrado Coração de Jesus

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.