Liturgia Diária Comentada 13/02/2013
Quarta-feira de Cinzas - 4ª Semana do Saltério
Quarta-feira de Cinzas - 4ª Semana do Saltério
Prefácio da Quaresma IV - Ofício do dia do Tempo da Quaresma
Cor: Roxo - Ano Litúrgico “C” - São Lucas
DIA DE JEJUM E ABSTINÊNCIA
Antífona: Sabedoria 11,24-25.27 - Ó Deus, vós tendes compaixão de todos e nada do que criastes desprezais: perdoais nossos pecados pela penitência porque sois o Senhor nosso Deus.
Oração do Dia: Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, iniciar com este dia de jejum o tempo da Quaresma, para que a penitência nos fortaleça no combate contra o espírito do mal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!
LEITURAS:
Primeira Leitura: Jl 2,12-18
Rasgai o vosso coração e não as vossas vestes.
Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo”. Quem sabe, se ele se volta para vós e vos perdoa, e deixa atrás de si a bênção, oblação e libação para o Senhor, vosso Deus?
Tocai trombeta em Sião, prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembleia; congregai o povo, realizai cerimônias de culto, reuni anciãos, ajuntai crianças e lactentes; deixe o esposo seu aposento, e a esposa, seu leito. Chorem, postos entre o vestíbulo e o altar, os ministros sagrados do Senhor, e digam: “Perdoa, Senhor, a teu povo, e não deixes que esta tua herança sofra infâmia e que as nações a dominem”. Por que se haveria de dizer entre os povos: “Onde está o Deus deles?”
Então o Senhor encheu-se de zelo por sua terra e perdoou ao seu povo. - Palavra do Senhor.
Salmo: 50 (51), 3-4. 5-6a. 12-13. 14.17 (R.Cf.3a)
Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.
Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia!/ Na imensidão do vosso amor, purificai-me!/ Lavai-me todo inteiro do pecado/ e apagai completamente a minha culpa!
Eu reconheço toda a minha iniquidade,/ o meu pecado está sempre à minha frente./ Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei,/ pratiquei o que é mau aos vossos olhos!
Criai em mim um coração que seja puro,/ dai-me de novo um espírito decidido./ Ó Senhor, não me afasteis de vossa face,/ nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!
Dai-me de novo a alegria de ser salvo/ e confirmai-me com espírito generoso!/ Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar,/ e minha boca anunciará vosso louvor!
Segunda Leitura: 2Cor 5,20-6,2
Reconciliai-vos com Deus. É agora o momento favorável.
Irmãos: Somos embaixadores de Cristo, e é Deus mesmo que exorta através de nós. Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus. Aquele que não cometeu nenhum pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornemos justiça de Deus. Como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, pois ele diz: “No momento favorável, eu te ouvi e, no dia da salvação, eu te socorri”. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação. - Palavra do Senhor.
Evangelho: Mt 6,1-6.16-18
E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.
Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.
Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”. - Palavra da Salvação.
Comentando o Evangelho (Antônio Carlos Santini / Com Católica Nova Aliança): Nosso Deus é um Deus misterioso. Gosta de segredos. Não gosta de propaganda...
Não é fácil para nós, imersos em uma sociedade pragmática, em busca de resultados, adoradora da eficiência, conviver com um Deus que age no silêncio. Um Deus que é onipotente, mas encolhe as mãos e se deixa limitar por nossas mediações humanas. Chegamos a reclamar que a Igreja precisa melhorar o seu marketing!... Nós gostaríamos de um Deus espalhafatoso, com os trovões do Sinai e os tsunamis do Mar Vermelho, arrasando os egípcios e filisteus, e convencendo os incrédulos à força. E – naturalmente – nós seríamos os vencedores com o Deus vitorioso!
Deus é diferente. Trabalha ocultamente, sob a casca das coisas. Deus age no interior dos corações. Transforma o mal no bem. E não faz propaganda de sua bondade ativa. Ele não quer convencer. Prefere seduzir...
No tempo de Jesus, os fariseus eram os mais “religiosos” de todos. E faziam questão de demonstrar publicamente como eram cumpridores dos mandamentos e preceitos. Na expressão usada por Jesus, eles “tocavam trombeta” adiante de si... No fundo, faziam o bem para serem louvados e aplaudidos. Sua motivação não era reta. Tal como certos filantropos que usam a filantropia para levar vantagens e “vender uma imagem” positiva de suas pessoas ou de suas empresas.
No tempo da Quaresma, vestida de roxo, a Igreja nos convida a um mergulho em nosso íntimo. Em oração e jejum, temos um encontro marcado com o Senhor no “quarto fechado” de nosso coração. O Evangelho nos alerta: não precisamos fechar a cara, amarrar a tromba, para mostrar algum traço de piedade em nosso exterior. Ao contrário, fala de lavar o rosto e perfumar os cabelos: irradiar alegria e paz à nossa volta.
Só mesmo Deus é capaz de ler os segredos de nosso coração. Só a ele cabe avaliar se o amamos de fato. Se nossa vida é uma resposta amorosa ao seu chamado. Se nossos atos refletem a verdade interior ou se, infelizmente, merecemos o velho ditado: “por fora, bela viola; por dentro, pão bolorento”...
Aliás, o jejum nos exorta a abrir mão de nossa própria força e energia, para contar em tudo com a força que vem de Deus, o dinamismo do Espírito Santo, o único que pode curar o mundo e santificar os homens...
INTENÇÕES PARA O MÊS DE FEVEREIRO:
Geral – Famílias migrantes: Que as famílias de migrantes sejam amparadas e acompanhadas em suas dificuldades, sobretudo as mães.
Missionária – Vitimas das guerras e conflitos: Que os que sofrem por causa das guerras e conflitos sejam protagonistas de um futuro de paz.
TEMPO LITÚRGICO:
Cor Litúrgica: ROXO - Simboliza a preparação, penitência ou conversão. Usada nas missas da Quaresma e do Advento.
Tempo da Quaresma (CNBB-DL/2011): Vai da quarta-feira de Cinzas até a missa da Ceia do Senhor, exclusive. É o tempo para preparar a celebração da Páscoa. “Tanto na liturgia quanto na catequese litúrgica esclareça-se melhor a dupla índole do tempo quaresmal que, principalmente pela lembrança ou preparação do Batismo e pela penitência, fazendo os fiéis ouvirem com mais frequência a Palavra de Deus e entregarem-se à oração, os dispõe à celebração do mistério pascal” (SC 109).
· Durante este tempo, é proibido ornar o altar com flores, o toque de instrumentos musicais só é permitido para sustentar o canto. Excetuam-se o Domingo Laetare (4º Domingo da Quaresma), bem como as solenidades e festas.
· A cor do tempo é roxa. No Domingo Laetare, pode-se usar cor-de-rosa. (IGMR nº308f)
· Em todas as Missas e Ofícios (onde se encontrar), omite-se o Aleluia.
· Nas solenidades e festas somente, como ainda em celebrações especiais, diz-se o Te Deum e o Glória.
· As memórias obrigatórias que ocorrem neste dia podem ser celebradas como memórias facultativas. Não são permitidas missas votivas (devoção particular).
· Na celebração do Matrimônio, seja dentro ou fora da Missa, deve-se sempre dar a bênção nupcial; mas admoestem-se os esposos que se abstenham de demasia pompa.
Fonte: CNBB / Missal Cotidiano
Ricardo e Marta - Comunidade São Paulo Apóstolo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.