13,1-23 – Isto será o princípio das dores
“Mestre, olha que pedras e que construções!” (v.1) Podemos perceber como os discípulos ainda continuam ligados as coisas deste mundo, mesmo sendo convidados a participarem da construção do Reino de Deus, ainda assim ficam perplexos com as coisas materiais que com o tempo passarão. Jesus fala da destruição do Templo não de uma forma literal, mas de que todas as coisas deste mundo são passageiras, somente as de Deus são eternas. Por mais solidas e deslumbrantes que pareçam devemos lembrar que são findáveis.
Não entendendo o que lhes foi comunicado e movidos por um sentimento humano os discípulos indagam sobre o fim dos tempos, Jesus por sua vez aproveita para alertá-los dos cuidados que deverão tomar (e isso serve também para nós), cuidado com os falsos profetas, muitos aparecerão dizendo falar em meu nome, as desgraças, as catástrofes, a desunião, a inveja e a traição, tudo isso é sinal, mas não do fim e sim de um recomeço. “Isto será o princípio das dores“ (v.8).
Marcos fala apenas de dores, Mateus vai um pouco mais além e diz: “dores de parto”, caracterizando assim que não são dores de morte, mas sim de vida. A nossa preocupação não deverá ser com o fim dos tempos, e sim com o anuncio do Evangelho. Não devemos nos afligir com o que falar ou como agir, devemos sim nos entregar a ação do Espírito Santo e sermos instrumentos nas mãos de Deus.
“Se o Senhor não abreviasse aqueles dias, ninguém se salvaria; mas ele os abreviou em atenção aos eleitos que escolheu” (v.20). Aqui está explicita a misericórdia e o amor de Deus para com sua criação. Marcos relata que chegará o dia em que não adianta mais correr ou tentar mudar o curso dos acontecimentos, o que está feito, está feito. Só que (segundo alguns comentadores), a salvação chegará a todas as pessoas devido o amor que o Pai tem por seus eleitos, que são todos os cristãos espalhados pelo mundo. E faz sentido, pois já houve um episodio parecido. (Leia sobre a destruição de Sodoma Gn.18,26-32)
13,24-37 – Só ao Criador cabe decidir o dia e à hora
Assim como Deus enviou seu Filho amado para a salvação de todos, agora ele retorna em toda sua glória para reunir o povo eleito. Com relação ao “fim dos tempos” está próximo, não devemos entender isso como um dado histórico exato, pois Jesus discorria dentro do universo profético e apocalíptico.
Jesus é categórico com relação às prerrogativas de Deus, só ao Criador cabe decidir o dia e à hora, não devemos nos guiar por especulações, nem tampouco pautar a nossa vida em suposições, decerto temos que nos voltar para uma constante oração, em estado de pronta vigília, para não cedermos às investidas do inimigo, aos apelos do mundo.
Não adianta querer se preparar na véspera, até porque não sabemos quando será essa véspera, temos que viver como verdadeiros cristãos, como se o dia fosse hoje e à hora fosse agora. “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus” (Jo 1,1). Uma coisa é certa, a Palavra de Deus que tudo criou perdurará por toda a eternidade.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.