Estudo do Evangelho de Marcos - Capitulo 3
3,1-6 – O que é correto, fazer o bem ou observar a Lei?
Aplica-se a esta pergunta a mesma linha de pensamento usada em “Mc 2,23-28 – Ao homem foi dado o poder de dominar a terra”.
3,7-19 – Tu és o Filho de Deus
Jesus sempre procurou esconder as curas exatamente para evitar o que estava acontecendo, pessoas vindas de toda parte, não para escutar os seus ensinamentos, mas pelo simples fato dos milagres. É notório que todas as vezes que um demônio ficava frente a frente com Jesus, a primeira reação era proclamar que ele era o Filho de Deus. Seria uma bela profissão de fé se não fosse uma artimanha.
A jogada era desestruturar Jesus, torná-lo vaidoso ou até mesmo enganá-lo demonstrando um falso arrependimento (cair a seus pés), como não estava dando certo partiram para o plano “B”, fazer com que a fama de Jesus se tornasse tão grande ao ponto de provocar a inveja e a ira dos sacerdotes.
3,20-30 – Quem blasfema contra o Espírito Santo jamais terá perdão
É interessante, quando nossas ações não condizem com os parâmetros pré-estabelecidos, a primeira iniciativa das pessoas é acreditar que somos arruaceiros ou estamos agindo de forma impensada. Veja o exemplo de alguns parentes de Jesus, tudo bem que poderiam estar apenas zelando por sua integridade, já que devido suas ações estava correndo risco de represália por parte das autoridades. Por outro lado, ficava difícil acreditar que aquele rapaz que eles viram crescer e que conheciam sua origem, pudesse ser o Messias.
Agora se observarmos os escribas que são os interpretes da Lei, aqueles que tinham a autoridade de dizer o que se deve ou não fazer, aqueles que subjugavam o povo através de severas imposições, não podiam permitir o avanço do ensinamento de Jesus já que contradizia e comprometia todo o sistema vigente.
Concluímos que o pecado dos parentes de Jesus não se tratava de um pecado contra o Espírito Santo, já o dos escribas sim, tendo em vista que deliberadamente estavam barrando a ação libertadora de Deus, impossibilitando o acesso ao Reino, tanto deles como dos outros.
3,31-35 – Os parentes de Jesus são os que fazem a vontade de Deus
É preciso comprometer-se com o Reino de Deus para tomar parte na Sua família. A fé tem de ser nosso porto seguro, não devemos semear a duvida, pois com certeza iremos colher a insegurança que será uma pedra de tropeço em nossa caminhada rumo à santidade. Aqueles que verdadeiramente estão unidos a Cristo não se atrasam.
GLOSSÁRIO
· BOA NOVA: Ver Evangelho.
· CRISTO: Do grego Khristós (Christos) é uma tradução do hebraico Masiah “Messias” que significa “Ungido”, ou seja, Jesus o Ungido de Deus é o Messias esperado.
· DAVI: Do hebraico “Dawid” significa “amado”. Filho de Jessé, sucedeu Saul no trono de Israel.
· DESERTO: Na visão religiosa, o deserto tem uma importância muito grande para o povo judeu, nele aconteceram às maiores provações, mas também as maiores demonstrações da Misericórdia de Deus. Na Bíblia podemos notar que o deserto é um momento de penitência e conversão, e que também é o momento de encontro com Deus. Foi no deserto que Jesus esteve antes de iniciar seu ministério, Paulo após a conversão também foi para o deserto, e foi nele que Israel teve seu primeiro contato com Deus.
· DOUTOR DA LEI: Ver escriba.
· ELIAS: Do hebraico significa “Meu Deus é Iahweh”. Sua missão é narrada nos “Livros dos Reis”.
· ESCRIBA: Intérprete da Lei, especialista nas escrituras. Na comunidade recebiam o título de “rabi” que significa mestre. Apesar de não se definirem partidários de uma seita na realidade uma grande parte era “fariseu”, e consequentemente hostis a Jesus.
· EVANGELHO: Palavra grega que significa “Boa Nova” ou “Boa Noticia”. O termo só é usado no NT. A palavra “evangelho” para os romanos significava o nascimento de um herdeiro de César ou a subida ao trono de um César. Fazendo frente a essa boa nova romana, Jesus é apresentado como sendo a verdadeira “Boa Nova”, o Rei dos reis, e que Seu Reino é superior a todos os outros.
· EXEGESE: Interpretação ou explicação de um texto, particularmente da Bíblia.
· FARISEUS: Opositores ferrenhos de Jesus, pertenciam a uma seita judaica que ostentavam grande santidade exterior julgando-se superiores aos demais. Mantinham um relacionamento próximo com os “escribas” e desprezavam o povo que ignoravam a Lei.
· GENTIO: Do latim “gentilis”, que significa membro do povo estrangeiro, pagão, conhecidos como idolatras ou adoradores do demônio.
· HEBREU: Forma como os estrangeiros se referia ao povo de Israel. No NT era usado para caracterizar um judeu de língua aramaica, não necessariamente da palestina.
· ISAÍAS: Do hebraico significa “Deus é salvação”. Filho de Amós viveu em Jerusalém e desempenhou sua missão profética entre 724 a 701 a.C.
· ISRAEL: Nos evangelhos sinóticos o nome é usa para descrever o “Povo de Deus”. Nos últimos séculos a.C., e nos primeiros d.C., o nome era usado para descrever o povo judeu.
· JUDEU: Termo político usado para caracterizar um povo, já para a comunidade religiosa usava-se “Israel”.
· LEPRA: Todo leproso era imediatamente excluído da comunidade, alguém que tivesse contato com um tornar-se-ia uma pessoa impura. A cura da lepra era igual a ressuscitar alguém dos mortos, e só Deus teria esse poder.
· MESSIAS: Do hebraico Masiah significa “Ungido”, já na tradução grega “Christos = Cristo”.
· MOISES: Do hebraico significa “Salvo das águas”. Filho de Amram e Jocabed. Libertou o povo de Israel da escravidão no Egito e o conduziu a “Terra prometida – Canaã”.
· PAGÃO: Membro do povo estrangeiro, o mesmo que “gentio”.
· SÁBADO: Oriundo do hebreu “shabbat” significa “repousar”. Tanto para os judeus como para os israelitas o sábado era um dia sagrado onde não se podia trabalhar e que a caminhada máxima era de aproximadamente 1 km.
· SACERDOTE: A origem é incerta, mas já existia no AT, o sumo sacerdote era a pessoa mais importante na comunidade judaica. Dentre as funções do sacerdote estavam, instruir o povo na Lei e oferecer os sacrifícios.
· SADUCEUS: Um grupo dentro do judaísmo formado pela aristocracia sacerdotal, negavam a ressurreição e a existência de anjos. Rejeitavam os ensinamentos dos fariseus aceitando apenas a Torá.
· SINÉDRIO: Conselho supremo dos judeus, no NT era composto pelos escribas, anciãos e sumos sacerdotes, 71 membros ao todo, tendo como presidente o sumo sacerdote em exercício. A jurisdição do Sinédrio na época de Jesus limitava-se a Judéia.
· TEMPLO: Conhecido como a casa de Deus. O acesso era reservado aos sacerdotes. As orações e sacrifícios realizavam-se no pátio, assim também os peregrinos eram recebidos fora do Templo.
Texto: Ricardo e Marta
Revisão: Padre Rivaldo
Fontes de Pesquisa:
· Atlas Bíblico (Wolfgang Zwicket - Ed. Paulinas)
· Bíblia Tradução Ecumênica (Ed. Loyola)
· Bíblia de Jerusalém (Ed. Paulinas)
· Bíblia Sagrada Pastoral (Ed. Paulus)
· Bíblia Ave-Maria (Ed. Ave-Maria)
· Dicionário Bíblico (Ed. Paulus)
· Dicionário de Símbolos (Ed. Paulus)
. Coleção como ler (Ed. Paulus)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.