domingo, 5 de agosto de 2012

10ª Caminhada com Maria - Arquidiocese de Fortaleza

10ª Caminhada com Maria - Arquidiocese de Fortaleza

No dia 15 de agosto, quarta-feira, na Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, acontecerá a Décima Caminhada com Maria. A caminhada iniciará ao meio dia com a Santa Missa no Santuário Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha.

Terminada a celebração os paroquianos iniciarão a caminhada rumo a Avenida Leste-Oeste onde se encontrarão com a multidão de fiéis na  ponte da Barra do Rio Ceará. De lá até a Catedral Metropolitana os devotos de Nossa Senhora seguirão rezando os mistérios do terço.

Na Catedral acontecerá a coroação de Nossa Senhora da Assunção. O tema da Décima Caminhada com Maria é: “Com Maria no caminho da fé”.

 
O evento que este ano comemora sua 10ª edição conta com uma grande estrutura logística, tendo a frente mais de 2000 voluntários’, especialmente jovens, distribuídos nos oito pontos de apoio, palco, liturgia, transmissão, cordão de isolamento, segurança, socorristas, coroação etc…

Durante o percurso, haverá um momento especial com show pirotécnico em frente da Capela de Santa Edwigens para comemorar os dez anos do evento. A Queima de fogos terá duração de aproximadamente 10 minutos.

Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza, convida o povo de Deus  para o evento e, solicita aos participantes que todos tragam o seu radinho de pilha ou celular para acompanhar as orações durante o trajeto da Caminhada que serão transmitida pelas rádios Dom Bosco  e  Shalom.

Recordando os temas anteriores da Caminhada com Maria

1.    2003 – Caminhamos com Maria, em seu Caminho que é Jesus. – 150 anos da Arquidiocese de Fortaleza e Ano do Rosário proclamado pelo Papa João Paulo II.
2.    2004 – Caminhamos com Maria, modelo insuperável da contemplação de Cristo. – 150 anos do dogma da Imaculada Conceição e 100 da coroação de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil.
3.    2005 – Com Maria seguimos Jesus Eucaristia. – Ano da Eucaristia proclamado pelo Papa João Paulo II.
4.    2006 – Com Maria somos discípulos e missionários de Jesus Cristo. – rumo à V Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Ela foi convocada pelo Papa João Paulo II e confirmada pelo Papa Bento XVI para realizar-se em Aparecida – Cidade Santuário Mariano Nacional do Brasil, dos dias 13 a 31 de maio de 2007.
5.    2007 – Com Maria, discípula e missionária de Jesus, a serviço da vida. – das conclusões da V Conferência já realizada em Aparecida.
6.    2008 – Caminhamos com Maria, Mãe dos discípulos de Jesus Cristo. – na celebração do Ano Paulino proposto pelo Papa Bento XVI.
7.    2009 – Caminhamos com Maria na fidelidade de Cristo. – na celebração do Ano Sacerdotal estatuído pelo Papa Bento XVI.
8.    2010 – Caminhamos com Maria: Fica conosco, Senhor! – na sintonia com o Congresso Eucarístico Nacional por ocasião dos 50 anos de Brasília, Capital Federal.
9.    2011 – Caminhamos com Maria, acolhendo Jesus a Palavra de Deus.  – marcada pela Exortação Apostólica Verbum Domini do Santo Padre Bento XVI sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja.

Sobre o tema de 2012 “Com Maria no caminho da fé”  o arcebispo escreveu no editorial do Boletim Informativo da Arquidiocese, mês de julho,o seguinte: “Como ocorreu nos demais anos anteriores, esta Caminhada com Maria estará em sintonia com o momento eclesial que estaremos vivendo: o ANO DA FÉ proclamado pelo Papa Bento XVI em sua Carta Apostólica Porta Fidei – A PORTA DA FÉ (cf. At 14, 27), e que se iniciará no próximo dia 11 de outubro e irá até o dia 24 de novembro de 2013. Com Maria no Caminho da Fé será o tema da Caminhada com Maria 2012”.

Confira os Pontos de Apoio

·         1º Ponto Santuário Nossa Senhora da Assunção situado na Avenida Dom Aloísio Lorscheider, 960, Conjunto Nova Assunção, Vila Velha.
·         2º Ponto Na Praça Perfide Benício, localizada na Avenida Coronel Carvalho, em frente ao Campo do Ferroviário.
·         3º Ponto Na ponte do Rio Ceará que está na coordenação da Área pastoral da Barra do Ceará;
·         4º Ponto Na av. Leste-Oeste com rua Francisco Calaça que está na coordenação da paróquia do Cristo Redentor;
·         5º Ponto Na av. Leste–Oeste com av. Pasteur que está sob a responsabilidade da paróquia do Carlito Pamplona;
·         6º Ponto Na av. Leste-Oeste com rua Francisco Cordeiro sob a responsabilidade da paróquia Nossa Senhora das Graças;
·         7º Ponto Na av. Leste-Oeste com rua Jacinto Matos sob a responsabilidade da paróquia Senhor do Bonfim;
·         8º Ponto Na av. Leste-Oeste na altura da Praça Marcílio Dias – sob a coordenação da paróquia de São Francisco, conhecida também como Nossa senhora dos Navegantes;
·         9º Ponto E enfim, na Praça da Sé, sob a coordenação da paróquia da Catedral.

Informações com Afonso Ibiapina (85) 9992.8542 ou no Setor de Comunicação da Arquidiocese (85) 3388.8703.

Fonte: Arquidiocese de Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós.