sexta-feira, 8 de junho de 2012

Liturgia Diária Comentada 09/06/2012

Liturgia Diária Comentada 09/06/2012


Primeira Leitura: 2ª Carta de São Paulo a Timóteo 4,1-8
Desempenha o teu serviço de pregador do evangelho. Eu já estou para ser derramado em sacrifício; o Senhor me dará a coroa da justiça.
Caríssimo, diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de vir a julgar os vivos e os mortos, e em virtude da sua manifestação gloriosa e do seu Reino, eu te peço com insistência: proclama a palavra, insiste oportuna ou importunamente, argumenta, repreende, aconselha, com toda a paciência e doutrina. Pois vai chegar o tempo em que não suportarão a sã doutrina, mas, com o prurido da curiosidade nos ouvidos, se rodearão de mestres ao sabor de seus próprios caprichos. E assim, deixando de ouvir a verdade, se desviarão para as fábulas.  


Tu, porém, mostra vigilância em tudo, suporta o sofrimento, desempenha o teu serviço de pregador do evangelho, cumpre com perfeição o teu ministério. Sê sóbrio. Quanto a mim, eu já estou para ser derramado em sacrifício; aproxima-se o momento de minha partida. Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos que esperam com amor a sua manifestação gloriosa. - Palavra do Senhor.

Salmo: 70(71),8-9. 14-15ab. 16-17. 22 (R. Cf.15a)
Minha boca anunciará vossa justiça.
Vosso louvor é transbordante de meus lábios, / cantam eles vossa glória o dia inteiro. / Não me deixeis quando chegar minha velhice, / não me falteis quando faltarem minhas forças!

Eu, porém, sempre em vós confiarei, / sempre mais aumentarei vosso louvor! / Minha boca anunciará todos os dias / vossa justiça e vossas graças incontáveis.

Cantarei vossos portentos, ó Senhor, / lembrarei vossa justiça sem igual! / Vós me ensinastes desde a minha juventude, / e até hoje canto as vossas maravilhas.

Então, vos cantarei ao som da harpa, / celebrando vosso amor sempre fiel; / para louvar-vos tocarei a minha cítara, / glorificando-vos, ó Santo de Israel!

Evangelho segundo Marcos 12,38-44
Esta viúva pobre deu mais do que todos os outros
Naquele tempo, Jesus dizia, no seu ensinamento, à multidão: "Tomai cuidado com os doutores da Lei! Eles gostam de andar com roupas vistosas, de ser cumprimentados nas praças públicas; gostam das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos melhores lugares nos banquetes. Eles devoram as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações. Por isso eles receberão a pior condenação".

Jesus estava sentado no Templo, diante do cofre das esmolas, e observava como a multidão depositava suas moedas no cofre. Muitos ricos depositavam grandes quantias. Então chegou uma pobre viúva que deu duas pequenas moedas, que não valiam quase nada.

Jesus chamou os discípulos e disse: "Em verdade vos digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver". - Palavra da Salvação.

Comentando o Evangelho (Antônio Carlos Santini / Com. Católica Nova Aliança): Curiosa a relação entre Deus e o dinheiro! Uns simplificam a questão: transformam o dinheiro em Deus e passam toda a vida a servir e adorar o implacável ídolo de tantos nomes: Mammon, Moneta, Pecúnia... Dólar, euro, libra esterlina.

Outros percebem a diferença entre o ouro e a divindade, mas julgam que podem comprá-la, alugá-la com dinheiro. Ou, pior ainda, tentam usar a amizade com Deus para acumular sempre mais dinheiro. E ainda pregam uma conhecida “teologia da prosperidade”, segundo a qual a dedicação a Deus é recompensada com dinheiro, sucesso e poder.

Há também aqueles que dão esmolas para projetar uma imagem de bonzinho, de benemérito e filantropo. Assinam livros-de-ouro e fazem questão de que seu nome apareça como doador nos vitrais do templo ou nos bancos da igreja. É deles que Jesus fala: “Já receberam a sua recompensa...”

Mas há aquela pobre viúva que Jesus notou no Templo de Jerusalém. Tão diferente dos ricos que deixavam cair – bem do alto, para fazer barulho! – mancheias de moedas tilintantes, atraindo os olhares e a admiração de todos. A viúva não tinha quase nada, apenas duas moedinhas de ínfimo valor, que somavam um quadrante (a quarta parte de um asse, a menor das moedinhas daquele tempo!). Pois foi apenas isto – tudo o que possuía – que a viúva lançou no cofre do Templo. Parecia um gesto perdido, mas foi notado por Jesus.

Deus não é muito bom em Matemática. Não faz muita conta de nossas doações. Seu olhar passa além das aparências e vai mais fundo, percebendo as intenções profundas de nosso coração. Ali, ele sabe se o amor superou o ódio, a generosidade venceu a ganância, a compaixão barrou o egoísmo...

Claro, podemos ver a situação por outro ângulo: diante do brilho e da grandeza dos dons de outros irmãos, pode assaltar-nos uma tentação de inutilidade ou desânimo. Nada temos de tão importante assim. Pouco podemos fazer pelo Reino de Deus. Somos inúteis.

Pois não é assim. Deus aceita de cada um o pouco que pode dar, os pequenos gestos de amor de cada dia, a mínima contribuição que está ao nosso alcance. Ninguém é tão desprovido de dons que não possa pôr o seu tijolinho no edifício do Reino. É a soma de todos nós que faz a cidade de Deus...

LITURGIA COMPLEMENTAR

9ª Semana do Tempo Comum - 1ª Semana do Saltério
BEATO JOSÉ DE ANCHIETA - Presbítero e Missionário
Prefácio Comum ou dos Pastores - Ofício da Memória
Cor: Branco - Ano Litúrgico “B” – São Marcos

Antífona: Estes são homens santos que se tornaram amigos de Deus, gloriosos arautos de sua mensagem.

Oração do Dia: Derramai, Senhor, sobre nós a vossa graça, a fim de que, a exemplo do bem-aventurado José de Anchieta, apóstolo do Brasil, sirvamos fielmente o evangelho, tornando-nos tudo para todos, e nos esforcemos em ganhar para vós nossos irmãos no amor de Cristo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

INTENÇÕES PARA O MÊS DE JUNHO

Geral – Cristo presente na Eucaristia: Para que os fiéis saibam reconhecer na Eucaristia a presença viva do Ressuscitado, que os acompanha na vida diária.

Missionária – Cristãos na Europa: Para que os cristãos na Europa redescubram sua própria identidade e participem com maior empenho no anúncio do Evangelho..

Cor Litúrgica: BRANCO - Simboliza a alegria cristã e o Cristo vivo. Usada nas missas de Natal, Páscoa, etc... Nas grandes solenidades, pode ser substituída pelo amarelo ou, mais especificamente, o dourado.

Tempo Comum: O Tempo Comum começa no dia seguinte à Celebração da Festa do Batismo do Senhor e se estende até a terça-feira antes da Quaresma. Recomeça na segunda-feira depois do domingo de Pentecostes e termina antes das Primeiras Vésperas do 1º Domingo do Advento – NALC 44.

Ricardo e Marta / Comunidade São Paulo Apóstolo
Fonte: CNBB – Missal Cotidiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós.