Entronização do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria
· Bênção da Imagem
o Se o padre não puder participar da celebração em sua casa, levem as imagens para que sejam bentas na Igreja.
· Entronização da Imagem
o Depois da bênção, o chefe da família ou outra pessoa escolhida deve colocar a imagem no lugar especialmente preparado.
· Invocação ao Espírito Santo e Profissão de fé
- Canta-se um canto ao Espírito Santo e recita-se o Creio em Deus Pai.
· Leitura Bíblica
o Lucas 19,1-9 ou João 14,15-31(Meditar a Leitura).
· Ato de Consagração da família aos Sagrados Corações de Jesus e Maria.
o Sacratíssimos Corações de Jesus e de Maria, a Vós me consagro, assim como toda minha família. Consagramos a Vós nosso próprio ser, toda nossa vida, tudo o que somos, tudo o que temos, e tudo o que amamos. A Vós damos nossos corações e nossas almas, a Vós dedicamos nosso lar e nosso país, conscientes de que, através desta Consagração nós, agora, prometemos-vos viver cristãmente praticando as virtudes da nossa religião, sem nos envergonharmos de testemunhar a fé. Ó Sacratíssimos Corações de Jesus e de Maria, aceitai esta humilde oferta de entrega de cada um de nós, através deste ato de Consagração. Nossa esperança é colocada em Vós, com a certeza de que jamais seremos confundidos. Sacratíssimo Coração de Jesus, tende misericórdia de nós.
- Ato de Consagração ao Sagrado Coração de Jesus. (Quando for apenas o Coração de Jesus)
- Senhor Jesus, o Evangelho de Canã nos revela que a vossa presença nos lares cristãos transforma, de água para vinho, a vida do casal e da família. Nós queremos que o Senhor esteja presente em nosso lar, como amigo, como Senhor e Rei. Nesta simples cerimônia de Entronização da imagem do Vosso Sagrado Coração em nosso lar, movidos pelo Espírito Santo, nós nos consagramos a Vós e queremos renovar os nossos propósitos cristãos. Queremos cumprir as nossas promessas do Batismo, da Crisma e do Matrimônio. Queremos afastar de nós o espírito mundano, materialista e egoísta. Queremos cultivar, cada vez mais, a nossa fé, com simplicidade e perseverança. Queremos cultivar as virtudes cristãs, fonte de paz e de crescimento espiritual para todos nós. Queremos cultivar, cada dia mais, o amor por Vós e por nosso próximo. Queremos conduzir a nossa vida, animados pela esperança de que tudo se consuma em Deus. Propomo-nos manter sempre acesa esta chama, pela participação na Eucaristia, todos os domingos, e a comunhão com o Senhor e a comunidade. Neste momento nós vos pedimos Senhor, por Vosso Espírito Santo, presidir as nossas reuniões, abençoar os nossos empreendimentos temporais as nossas alegrias, aliviar os nossos sofrimentos. Se alguma vez, um de nós tiver a infelicidade de contrariar a vossa lei, lembrai-lhe, ó Coração de Jesus, que sois bom e misericordioso para com o pecador arrependido. E quando chegar a hora da separação, nós todos, os que partem e os que ficam, seremos submissos a Vossa Divina vontade. Queremos consolar-nos com o pensamento de que um dia a família estará reunida, junto ao Pai, para cantar a vossa gloria e os vossos benefícios. Que Maria, por seu Coração Imaculado, e São José, patrono das famílias cristãs estejam junto de nós, agora e todos os dias de nossa vida. Viva o Coração de Jesus, nosso Rei e nosso Pai.
· Oração pelos falecidos e ausentes da família.
o Não é necessário que ninguém se pronuncie: nesse momento feliz e significativo, basta pensar em todos os que faleceram, e também em todos que não puderam comparecer à cerimônia. Concluir com o Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.
· Oração da família.
- Glória ao Sagrado Coração de Jesus! A Consagração que agora acabamos de fazer é um sinal da vossa misericórdia para com a nossa família, que foi escolhida por vós par dar aos homens o testemunho do amor e para ser um santuário de reparação contra os males do mundo. É com muita alegria que aceitamos a honra de vos ter como Chefe da família. Nós vos adoramos em silêncio, felizes porque quereis tomar parte em nossas alegrias e tristezas, em nossas fadigas e penas. Não somos dignos de que entreis em nossa humilde morada. Vossa palavra, porém, revelou a bondade do vosso coração: "Vinde a mim vós todos que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei" (Mt. 11,28). "Quem beber da água que eu darei jamais terá sede" (Jo. 4,14). Nossas almas têm sede de vós e acham em vós a fonte da vida eterna. Por isso, contritos e confiantes vamos entregar-nos a Vós, que sois vida imortal. Ficai conosco, Senhor, pois queremos amar-vos muito e fazer com que todos os homens vos amem. Sois uma fornalha ardente que há de abrasar o mundo para regenerá-lo. Que esta casa, o nosso lar, seja para Vós como a casa de Betânia, onde encontrais repouso entre pessoas que escolheram, como melhor parte, a intimidade do vosso Coração. Que esta casa seja como uma nova Nazaré, onde se ama com profundo amor a Virgem Maria, a mãe que vós mesmos nos destes. Não permitais que sejamos envolvidos pelos erros e enganos do mundo. Só a Vós queremos, porque só Vós sois o Caminho, a Verdade e a Vida. Fazei-nos compreender as palavras que dissestes a Zaqueu: "É preciso que, desde hoje, me deis hospedagem em vossa casa" (Lc. 19,5). Estabelecei aqui a vossa casa de repouso. Queremos viver no vosso amor e na vossa companhia. Nós vos proclamamos nosso Rei e Senhor. Não queremos outro senão Vós. Viva sempre amado, bendito e glorificado neste lar o Sagrado Coração de Jesus. Venha a nós o Vosso Reino! Assim seja.
· Homenagem ao Coração de Maria.
o Recite Salve Rainha, agradecendo a Nossa Senhora pela graça da entronização. Em seguida reza-se o ato de Consagração ao Imaculado Coração de Maria.
- Ó Maria, Rainha e Mãe de misericórdia, agora que nos consagramos ao Coração de vosso divino Filho, queremos consagrar-nos também ao Vosso Imaculado Coração. Em Vós, Jesus depositou todos os tesouros de vida, de amor e de misericórdia; de Vós recebemos Jesus e por Vós, o nosso lar tornou-se o seu lar. Somos vossos filhos, fracos e necessitados, por isso pedimos que continueis intercedendo por nós e nos ajudando, com o mesmo amor maternal com que amais a Jesus. Pela vossa Imaculada Conceição, ó Maria, purificai o nosso lar e que cada um de nós saiba imitar os vossos exemplos de pureza e santidade. Mãe de Deus, pedi ao Pai e ao Filho que nos enviem o Espírito Santo. Rainha da fé, ensinai-nos a pensar como Jesus pensa. Não permitais que o nosso lar seja dominado pelo pensamento mundano de vaidade e egoísmo. Mãe da Santa Esperança, conservai vivo em nós o desejo da Pátria Celeste, ajudando-nos para que não deixemos prender o nosso coração aos bens e aos prazeres terrenos. Mãe do belo amor, ensinai-nos a mar a Jesus, Vosso Filho, assim como vós o amais. Vosso amor maternal há de suprir o que falta ao nosso amor. Serva do Senhor, que o vosso exemplo nos ensine aquele amor dedicado que sempre mostráveis na casa de Nazaré. Ensinai-nos a amar e a servir unas aos outros para que, assim, de verdade, amemos a Deus e o sirvamos. Desta maneira o nosso lar se tornará um Santuário de Deus, formado pelo vosso exemplo de cristã perfeita e alimentado por vosso amor de Mãe. Ó Maria, Rainha e Medianeira de todas as graças, nós Vos agradecemos esta Entronização. Mostrai que sois Mãe do nosso lar, e conservai-nos todos em vosso Coração maternal. Amém.
· Invocações finais.
o Sagrado Coração de Jesus, tende piedade de nós! Imaculado Coração de Maria, rogai por nós! São José, rogai por nós! Viva o Sagrado Coração de Jesus em nossos corações. Amém.
· Bênção final.
o Que a bênção de Deus todo poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo desça sobre nós e permaneça para sempre. Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.