segunda-feira, 25 de abril de 2016

Liturgia Diária Comentada 25/04/2016 Segunda-feira


5ª Semana da Páscoa - 1ª Semana do Saltério
Festa: SÃO MARCOS EVANGELISTA
Prefácio dos Apóstolos II - Ofício da festa
Cor: Vermelho - Glória -Ano Litúrgico “C” Lucas

Primeira Leitura: Primeira Carta de São Pedro 5,5b-14

Caríssimos, revesti-vos todos de humildade no relacionamento mútuo, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes.

Rebaixai-vos, pois, humildemente, sob a poderosa mão de Deus, para que, na hora oportuna, ele vos exalte. Lançai sobre ele toda a vossa preocupação, pois ele é quem cuida de vós. Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. Resisti-lhe, firmes na fé, certos de que iguais sofrimentos atingem também os vossos irmãos pelo mundo afora. Depois de terdes sofrido um pouco, o Deus de toda a graça, que vos chamou para a sua glória eterna, em Cristo, vos restabelecerá e vos tornará firmes, fortes e seguros. A ele pertence o poder, pelos séculos dos séculos. Amém.

Por meio de Silvano, que considero um irmão fiel junto de vós, envio-vos esta breve carta, para vos exortar e para atestar que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes. A igreja que está em Babilônia, eleita como vós, vos saúda, como também, Marcos, o meu filho.

Saudai-vos uns aos outros com o abraço do amor fraterno. A paz esteja com todos vós que estais em Cristo. - Palavra do Senhor. 

Comentário: Quando a carta de Pedro chega ao fim, a Igreja é mais uma vez chamada à fé, dessa vez para conhecer melhor seu Deus. Ao contrário dos impotentes deuses pagãos, o Deus de Jesus é realmente poderoso e fiel. Lembramo-nos da grande ênfase dada aqui ao correto conhecimento de Deus: nos capítulos 1-2 fomos lembrados do chamado divino livre e generoso, até mesmo dos pagãos: a exaltação e a justificação de Jesus por Deus foi enfatizada no capítulo 3. Agora a carta destaca a maneira de colocar nossa total confiança em Deus; fazemos isso com segurança porque Deus “toma cuidado de nós” (v.7). Nenhum adversário resiste a nosso Deus – nem o pecado, nem a morte, nem o diabo (vv. 9-9). O “Deus de toda graça” quer que sejamos felizes e nos restabelecerá do sofrimento, exatamente como ressuscitou seu filho, Jesus (v. 10). Nosso Deus é extremoso, confiável e fiel. A ele damos o poder, pelos séculos dos séculos. (Comentário Biblico/Edições Loyola)

Salmo: 88(89),2-3,6-7,16-17 (R. cf. 2a)

Ó Senhor, eu cantarei, eternamente, o vosso amor.
Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade! Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre!” E a vossa lealdade é tão firme como os céus.

Anuncia o firmamento vossas grandes maravilhas, e o vosso amor fiel, a assembleia dos eleitos, pois, quem pode, lá nas nuvens ao Senhor se comparar e quem pode, entre seus anjos, ser a ele semelhante?

Quão feliz é aquele povo que conhece a alegria; seguirá pelo caminho, sempre à luz de vossa face! Exultará de alegria em vosso nome dia a dia, e com grande entusiasmo exaltará vossa justiça.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 16,15-20

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.

Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam. - Palavra da Salvação.

Comentário:

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”. Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.  (Padre Jaldemir Vitório/Jesuíta)

Fonte: CNBB - Missal Cotidiano (Paulus)
Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.



Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: http://catequesecristacatolica.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós.