Liturgia Diária Comentada 13/05/2012
Primeira Leitura: Atos 10,25-26.34-35.44-48
O dom do Espírito Santo também foi derramado sobre os pagãos
Quando Pedro estava para entrar em casa, Cornélio saiu-lhe ao encontro, caiu a seus pés e se prostrou. Mas Pedro levantou-o, dizendo: “Levanta-te. Eu também sou apenas um homem”. Então Pedro tomou a palavra e disse: “De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença”.
Pedro estava ainda falando, quando o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a palavra. Os fiéis de origem judaica, que tinham vindo com Pedro, ficaram admirados de que o dom do Espírito Santo fosse derramado também sobre os pagãos. Pois eles os ouviam falar e louvar a grandeza de Deus em línguas estranhas.
Então Pedro falou: “Podemos, por acaso, negar a água do batismo a estas pessoas que receberam, como nós, o Espírito Santo?” E mandou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Eles pediram, então, que Pedro ficasse alguns dias com eles. - Palavra do Senhor.
Salmo: 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R. cf. 2b)
O Senhor fez conhecer a salvação e revelou sua justiça às nações
Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / porque ele fez prodígios! / Sua mão e o seu braço forte e santo / alcançaram-lhe a vitória.
O Senhor fez conhecer a salvação, / e às nações, sua justiça; / recordou o seu amor sempre fiel / pela casa de Israel.
Os confins do universo contemplaram / da salvação do nosso Deus. / Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, / alegrai-vos e exultai!
Segunda Leitura: 1ª Carta de São João 4,7-10
Deus é amor
Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em nos ter enviado ao mundo o seu Filho único, para que vivamos por ele. Nisto consiste o amor: não em termos nós amado a Deus, mas em ter-nos ele amado, e enviado o seu Filho para expiar os nossos pecados. - Palavra do Senhor.
Evangelho segundo João 15,9-17
Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor.
Eu vos disse isso, para que minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que vos mando.
Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”. - Palavra da Salvação.
Comentando o Evangelho (Antônio Carlos Santini / Com. Católica Nova Aliança): Pobre palavra, o “amor”! Como tem sido traída, adulterada, corrompida! Chama-se de amor a posse, a dominação do outro, o abuso da mulher, a sedução por interesse. Ora, amor é o contrário: é sair de si, abrir mão de seus interesses e comodidades, visar ao bem do outro e, se necessário, dar a vida por ele.
Este é exatamente o exemplo dado por Jesus para retratar o “amor maior”: Dar a vida pelo amigo! E, como sempre, Jesus não se limita a repetir lições verbais: ele vive o que ensina. No Calvário, deu-nos a lição magistral de que é possível amar a esse ponto!
A história da Igreja é a relação de notáveis homens e mulheres que seguiram o exemplo do Mestre. No Séc. XX, nós podemos lembrar duas personagens bem conhecidas: Gianna Beretta Molla e Maximiliano Kolbe, ambos elevados aos altares como exemplo de amor cristão.
Ela é uma mulher italiana, casada, mãe e médica; está grávida mais uma vez e tem o diagnóstico de um câncer no útero. Os médicos acenam com a possibilidade de uma cirurgia urgente, o que significaria interromper a gravidez e levar o feto à morte. Ela prefere dar ao filho a oportunidade de nascer. Com o progresso da doença, ela viria a falecer pouco depois do parto.
Ele foi um frade polonês, missionário no Japão, apóstolo da imprensa católica, fundador da Milícia da Imaculada. Preso pelos nazistas, vê um companheiro de campo de concentração que chorava ao ser sorteado para a execução, lamentando a sorte de sua família. Padre Maximiliano se oferece para morrer em seu lugar, e sua oferta é aceita. No dia de sua canonização, em Roma, um dos presentes era o companheiro que havia sobrevivido.
O cristão é capaz desse amor. Para isso é portador do Espírito Santo. Pais que trabalham pesado para sustentar a família. Mães que não fogem da sagrada missão da maternidade. Jovens que se dedicam aos estudos para, mais tarde, servirem aos necessitados. Moças que abrem mão do sonho de ter uma família para se consagrarem aos pobres na vida religiosa. Casais que adotam órfãos. Comunidades que se dedicam aos marginalizados do sistema. Todos estes são caminhos possíveis, a exemplo de Cristo, que sofre por amor.
Vivo como quem ama? Ou continuo preso aos meus próprios interesses?
LITURGIA COMPLEMENTAR
6ª Domingo da Páscoa - 2ª Semana do Saltério
Prefácio da Pascal - Ofício dominical pascal
Cor: Branco - Ano Litúrgico “B” – São Marcos
Antífona: Isaías 48,20 Anunciai com gritos de alegria, proclamai até os extremos da terra: o Senhor libertou o seu povo, aleluia!
Oração do Dia: Deus todo-poderoso, dai-nos celebrar com fervor estes dias de júbilo em honra do Cristo ressuscitado, para que nossa vida corresponda sempre aos mistérios que recordamos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
INTENÇÕES PARA O MÊS DE MAIO
Geral – Família: Para que sejam promovidas na sociedade as iniciativas que defendam e reforcem o papel da família.
Missionária – Maria Santíssima acompanhe os missionários: Para que a Virgem Maria, Rainha do Mundo e Estrela da Evangelização, acompanhe a todos os missionários e missionárias no serviço de anunciar seu Filho Jesus.
Cor Litúrgica: BRANCO - Simboliza a alegria cristã e o Cristo vivo. Usada nas missas de Natal, Páscoa, etc... Nas grandes solenidades, pode ser substituída pelo amarelo ou, mais especificamente, o dourado.
Tempo Pascal: Os cinqüenta dias entre o Domingo da Ressurreição e o Domingo de Pentecostes sejam celebrados com alegria e exultação, como se fossem um só dia de festa, ou melhor, “como um grande Domingo” (Santo Atanásio; conforme NALC 22).
Os Domingos deste tempo sejam tidos como Domingos da Páscoa e, depois do Domingo da Ressurreição, sejam chamados 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7º Domingos da Páscoa. Os oito primeiros dias do Tempo Pascal formam a Oitava da Páscoa e são celebrados como solenidades do Senhor (NALC 24). O oitavo dia é constituído pelo domingo seguinte a Páscoa. A oitava da Páscoa tem precedência sobre quaisquer outras celebrações.
Qualquer solenidade que coincida com um dos domingos da Páscoa tem sua celebração antecipada para o sábado; se, porém, ocorrer durante a oitava da Páscoa, fica transferida para o primeiro dia livre que se seguir a oitava.
As festas celebram-se segundo a data do calendário; quando ocorrerem em domingo do Tempo Pascal, omitem-se nesse ano. As memórias obrigatórias têm precedência sobre as férias do Tempo Pascal; as memórias facultativas podem compor-se com a celebração da féria.
Diz-se o Glória durante a Oitava da Páscoa, nas solenidades e festas, já o Credo só nas solenidades. O Círio Pascal permanece junto ao altar por todo o Tempo Pascal, isto é, da noite de Páscoa ao Domingo de Pentecostes, e acende-se em todas as Missas dominicais.
O Domingo de Pentecostes encerra este tempo sagrado de cinqüenta dias (NALC 23). No Brasil, celebra-se no 7º Domingo da Páscoa e solenidade da Ascensão do Senhor.
Adaptação: Ricardo e Marta
Comunidade São Paulo Apóstolo
Fonte: CNBB – Missal Cotidiano
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.